Vans escolares privadas de Blumenau terão direito a trafegar pelos corredores de ônibus, mas sob certas condições. Os veículos poderão acessar as faixas exclusivas, sempre de faróis acesos, entre 6h30min e 8h, 11h e 14h, e 17h e 19h30min. Embarque e desembarque deverão ocorrer somente nos pontos e a ultrapassagem estará proibida — se a van sair do corredor para passar um ônibus parado, por exemplo, não poderá retornar logo à frente. As regras constam do projeto de lei enviado pela Procuradoria Geral do Município à Câmara de Vereadores nesta terça-feira (4).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Todos os corredores estarão à disposição das vans, exceto o da Rua 2 de Setembro, em que o fluxo dos ônibus é contrário à mão do trânsito. Segundo o projeto, os coletivos seguem tendo preferência sobre as vans dentro dos limites dos corredores exclusivos. Quando as vans estiverem sem passageiros, deverão usar as demais faixas do trânsito.

As condições de uso das faixas pelas vans ainda precisam ser aprovadas pelo Legislativo, mas isso não deve ser um problema. Os próprios vereadores haviam proposto um texto muito semelhante, mas que acabou vetado pelo prefeito por inconstitucionalidade. Num caso como este, o Executivo é quem deve propor a nova lei.

Depois do veto, Mário Hildebrandt (Podemos) havia prometido enviar à Câmara um projeto que tivesse apoio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb). Agora, a proposta foi enviada com pedido de tramitação em regime de urgência.

Continua depois da publicidade

> Empreiteira de SC culpa o Estado por abandono da SC-108 e aponta risco de novas interrupções.

Conforme a justificativa do projeto de lei, o objetivo é proporcionar pontualidade e segurança aos atendidos por esta modalidade de transporte, ao mesmo tempo em que contribui para “desafogar o trânsito, já que cada van escolar, com sua rotatividade, chega a transportar, em média, 50 alunos por dia”.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.