Quem passa pela Rua General Osório, em Blumenau, lê há meses uma mensagem reiterada na sinalização: “Faixa reversível. Controle por semáforo”. Mas o aviso das placas não se confirma no asfalto. As faixas de um dos principais corredores da cidade, no bairro da Velha, funcionam sempre do mesmo jeito. Duas no sentido Centro e uma na direção do Passo Manso. Isso deve mudar ainda em julho.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Esse texto responde a uma questão do leitor Eduardo de Azevedo Lima, que trafega diariamente por ali. É o primeiro da série E afinal?, que a coluna inaugura nesta sexta-feira (9) — aqui e no programa Cafezão, da Atlântida, com o Rafa Steinbach, diariamente das 7h às 9h. Se você quer sugerir uma pergunta para a coluna procurar respostas, veja como participar.

Segundo a prefeitura, a faixa reversível da General Osório entra em operação na segunda quinzena do mês. Antes, serão revisados os semáforos e a sinalização. Depois, a operação passará por teste num domingo. Só então começa para valer.

Das 4h às 16h a faixa central servirá aos motoristas que dirigem rumo ao Centro. Das 16h até 4h, ao sentido inverso. O objetivo é dar maior fluidez ao trânsito nos horários de pico. A conversão à esquerda passa a ser proibida desde o trevo da Caçadores até o inacabado Terminal do Água Verde. Quem for sair de uma rua transversal terá de seguir à direita até o retorno mais próximo.

Continua depois da publicidade

Hoje existem três retornos entre os dois extremos da faixa reversível: entrada da Estanislau Schaette, trevo da Cooper e trevo da Água Branca. Um quarto deve ser construído nas proximidades do Esporte Clube Água Verde — ainda falta resolver uma desapropriação.

Conversão à esquerda passará a ser proibida e motoristas terão de usar retornos
Conversão à esquerda passará a ser proibida e motoristas terão de usar retornos (Foto: Patrick Rodrigues)

Congestionamentos

O leitor Eduardo também questionou o que será feito para reduzir os congestionamentos da Rua Paranapanema, o acesso novo à Estanislau Schaette. Ali, o número de motoristas que querem descer à direita na Estanislau é muito superior ao dos que pretendem retornar à General Osório. Resultado: a fila tranca as duas pistas.

Consultada pela coluna, a administração municipal informou apenas que está avaliando a situação.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

Por que Blumenau tem 10,8 mil vacinas contra a Covid-19 em estoque

Crescimento da Covid-19 em Blumenau e região vai na contramão de Santa Catarina

Corrida de rua com 400 inscritos em Blumenau aguarda autorização da Saúde

Oktoberfest Blumenau 2021 esbarra na Covid-19 e no tempo curto