Com o transporte coletivo em crise, Blumenau mudou o comando da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) pela quarta vez desde o início da pandemia de Covid-19. O advogado Fabrizio Barbieri deixou o cargo nesta quarta-feira (4), apenas quatro meses depois de assumi-lo. Lairto Leite é o substituto.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A redução no número de usuários de ônibus, observado há anos em Blumenau, aprofundou-se dramaticamente desde o início da pandemia de coronavírus. Um ano e quatro meses depois, o sistema é deficitário, depende de subsídios do município, enquanto motoristas e cobradores pressionam pela reposição da inflação aos salários. Na segunda-feira, o sindicato da categoria promoveu uma paralisação de três horas. A Câmara de Vereadores instaurou uma CPI para investigar o contrato com a Blumob.
Em abril do ano passado, o mesmo Lairto Leite havia sido empossado secretário — ele atua na pasta, em diferentes funções, desde 2013. Seis meses depois, pediu para deixar a função para tratamento de saúde. No lugar dele ficou Jefferson Voigtlander, que permaneceu até o fim de março, quando Barbieri foi nomeado. Segundo nota da prefeitura, o agora ex-secretário pediu para deixar a Seterb para tratar de assuntos particulares.
Em que pesem os motivos particulares apresentados para as constantes mudanças, preocupa tamanha instabilidade numa pasta que vive momento tão delicado.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.
Leia também
Unifique vai às compras após estreia na bolsa de valores
Blumenau confirma o maior número de mortes por Covid-19 num único dia
Empresários de Blumenau protestam contra paralisação dos ônibus
Vitrais de igreja histórica de Blumenau são enviados para restauro no Rio de Janeiro