Estão paradas desde janeiro as obras para permitir voos noturnos no Aeroporto Quero-Quero, em Blumenau. Balizamento da pista e a construção de uma cerca no entorno do aeródromo foram contratados pela prefeitura, mas com dinheiro de um convênio junto ao Estado. Mesmo estando fora do controverso Plano 1.000 de Carlos Moisés, os investimentos na casa dos R$ 5 milhões emperraram após a troca de governo. Reuniões em Florianópolis têm buscado destravá-los, mas por enquanto nada.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Segundo o secretário de Obras de Blumenau, Michael Maiochi, o balizamento noturno, iniciado em outubro, está 30% executado. No caso do muro e da cerca para proteger a pista de operações, o trabalho está 90% pronto. Nas últimas semanas, prefeitura e Estado têm discutido prestações de contas, aditivos de prazo e de valor para liberar o canteiro de obras. O prefeito Mário Hildebrandt esteve em Florianópolis com os secretários de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e de Infraestrutura, Jerry Comper.
— Todas as respostas do governo foram positivas até aqui. Nós compreendemos a troca de governo, mas acreditamos que chegou a hora de insistirmos na retomada — avaliou Maiochi.
Ao contrário de outros aeroportos regionais, como o de Lontras, no Alto Vale do Itajaí, Blumenau não pode receber voos noturnos devido à falta do balizamento. Fato que limita as operações de aviação executiva e até de serviços de segurança pública.
Continua depois da publicidade
A prefeitura também pleiteia junto ao governo estadual outros R$ 10,9 milhões para recapear a pista do aeroporto.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Como Blumenau vai organizar o trânsito do Centro durante as obras na ponte da Rua XV
Hildebrandt veta lei contra a inauguração de obras inacabadas em Blumenau
Que fim levou o projeto de uma BR-470 paralela contratado pelo governo de SC
Empresários e prefeitura de Blumenau negociam área para um heliponto central