Três chapas ao governo de Santa Catarina nas Eleições 2022 terão políticos de Blumenau na disputa. Na noite desta quinta-feira (4), o PSDB escolheu o ex-senador Dalírio Beber para ser candidato a vice de Esperidião Amin (PP). Ele venceu a disputa interna contra o ex-governador Leonel Pavan (PSDB).

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Além de estar representada na chapa Amin-Dalírio, Blumenau tem confirmados dois candidatos a governador: o ex-prefeito Décio Lima (PT) e o promotor de Justiça Odair Tramontin (Novo).

Será a segunda eleição consecutiva em que a cidade distribui nomes locais em três candidaturas. Em 2018, Décio concorreu ao governo, Napoleão Bernardes (à época no PSDB e hoje no PSD) foi o candidato a vice de Mauro Mariani (MDB) e João Paulo Kleinübing (DEM, hoje União Brasil) compôs chapa com Gelson Merisio (então PSD, hoje no Solidariedade).

A vitória de Carlos Moisés (PSL, hoje Republicanos) sobre Merisio no segundo turno deixou os três ex-prefeitos de Blumenau sem mandato por quatro anos. O prejuízo para a representação da cidade foi enorme, uma vez que Décio e Kleinübing eram deputados federais.

Continua depois da publicidade

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Na reedição da candidatura tripla, os blumenauenses têm menos a perder. Dalírio não tentou a reeleição ao Senado, em 2018, e será o parceiro de Amin mais pela capacidade de articulação nos bastidores do que pelo potencial de angariar votos. Décio busca recuperar espaço político no embalo da candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto Tramontin nunca ocupou cargo eletivo.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Tudo sobre as Eleições 2022

​Leia também

Região de Blumenau inclui migrantes e violência doméstica em carta a candidatos

Maria Regina assumirá prefeitura de Blumenau em momento político delicado

Empresários da região de Blumenau lançarão campanha para eleger deputados

Primeiros lotes da duplicação da BR-470 só ficarão prontos em 2023, admite DNIT