Até o próximo domingo Blumenau pretende vacinar contra a Covid-19 cerca de 5 mil idosos com 70 anos de idade ou mais. A previsão é do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Novos agendamentos serão abertos diariamente até sábado, contemplando grupos específicos — e evitando sobrecarga no sistema. A meta é manter o ritmo mais intenso de vacinação observado nos últimos dias, após a chegada de remessas de doses do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.​

Na terça-feira (23), a prefeitura abriu mil vagas para pessoas com 74 anos completos tomarem a primeira dose. Nesta quarta, será a vez de blumenauenses com 73 anos agendarem. Na quinta, 72 anos; sexta, 71; e sábado, 70 anos de idade. A aplicação das doses ocorrerá sempre no dia seguinte ao agendamento.

Para ter acesso à vacina é preciso marcar um horário pelo site da prefeitura ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). O aplicativo Pronto Mobile passa por uma atualização de versão e não está disponível.

Pouco mais de 20 mil blumenauenses receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus e 10,2 mil, a segunda. Com o avanço da campanha entre pessoas com mais de 70 anos, o município espera reduzir o número de hospitalizações por Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico de terça-feira, há 83 pessoas internadas em UTIs em Blumenau e outras 110 em enfermarias.

Continua depois da publicidade

Segundo o prefeito, a partir da próxima semana, novas oportunidades de agendamento serão abertas para essas faixas etárias. Neste caso, sem o escalonamento tão rigoroso. Qualquer pessoa com mais de 70 anos poderá agendar.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.