Municípios do Vale Europeu pretendem estabelecer novos acordos de irmandade com cidades do distrito de Karlsruhe, na Alemanha. Uma comitiva de lá visitou a região e reuniu-se com seis prefeitos em Blumenau no domingo. Desde 2020, as duas regiões já possuem um acordo de cooperação nas áreas de cultura e energias renováveis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Participaram da conversa com os representantes alemães os prefeitos de Blumenau, Brusque, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Guabiruba e Pomerode. O distrito alemão consultará as cidades de lá em busca de novas interessadas em firmar parcerias. Temas como mobilidade urbana, turismo, tecnologia e energias renováveis interessam às duas partes.

Os acordos de cidades-irmãs costumam render conexões culturais, científicas e, em alguns casos, investimentos nas cidades catarinenses. Pomerode, por exemplo, está recebendo consultoria e investimento de 177 mil euros para reformular o sistema de ciclovias municipal. O município é irmão de Greifswald. Blumenau obteve conhecimento técnico e transferência de tecnologia na área de energia no acordo com Weingartner.

O distrito de Karlsruhe reúne mais de 30 prefeituras no estado alemão de Baden-Württemberg, que faz divisa com a França. Brusque (cidade de Karlsruhe) e Guabiruba (Karlsdorf-Neuthard) já possuem acordos de cidades-irmãs com a região.

Continua depois da publicidade

Após o encontro, ficou acertado que a Associação dos Municípios do Vale Europeu, presidida pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), organizará uma visita a Karlsruhe. Além dos acordos entre municípios, há a intenção de aprofundar estudos sobre órgãos de fomento alemães que possam financiar projetos em Santa Catarina.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Quando Blumenau sonhou pela primeira vez com o ar-condicionado nos ônibus

Governo Lula empenha bolada para a BR-470 já no início de 2023

Tragédia no litoral paulista segue enredo bem conhecido em SC

Um conhecido sobrenome está de volta à Câmara de Blumenau