Pomerode tornou-se a primeira cidade do Médio Vale do Itajaí a bater a meta de vacinação contra a poliomielite adotando uma estratégia diferente. No município, criança vacinada concorreu a 162 prêmios, como ingressos para parques, zoológico e brinquedos. Enquanto Santa Catarina não conseguiu ultrapassar os 60% de cobertura do público-alvo, o município de 34 mil habitantes atingiu 96% — a meta do Ministério da Saúde é 95%.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
O sorteio, que ocorreu na quarta-feira (14) à noite, teve o apoio de empresários da cidade e do Rotary Club de Pomerode. Segundo a secretária de Saúde, Lígia Hoepfner, ele ajudou as envolver as crianças no esforço de lembrar os pais sobre a campanha de vacinação.
— A Secretaria de Saúde sozinha não iria conseguir atingir a meta dentro do prazo. Então procuramos a Educação e o Rotary de Pomerode — explica.
Todas as escolas e creches da cidade foram visitadas nas primeiras duas semanas de campanha. Os pais foram avisados com antecedência para que autorizassem por escrito a vacinação e enviassem a carteirinha do filho. Quando a criança estava com outras vacinas do calendário atrasadas, a família era alertada a comparecer a um posto de saúde. As cadernetas de todos os estudantes até 15 anos de idade foram conferidas.
Continua depois da publicidade
Depois da ação nas escolas, as unidades de saúde passaram a ligar para as residências cujas crianças ainda não haviam sido vacinadas. A fila de espera das creches foi usada para encontrar as que haviam escapado ao filtro inicial. Segundo Lígia, ainda falta vacinar 65 crianças no município. Enquanto os 100% não forem atingidos, a busca ativa continuará.
Por causa da baixa adesão em todo o país, a campanha contra a poliomielite foi prorrogada até 30 de setembro. Devem ser imunizadas todas as crianças entre um e quatro anos de idade.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Poliomielite: como é a vida de quem sobreviveu à doença
Leia também
O que a polícia de Blumenau buscou na operação sobre a Multiplus
Cratera misteriosa reaparece na BR-470 um dia depois de consertada
As cidades de SC com os piores índices de vacinação contra a poliomielite