A ciclofaixa com dois metros de largura a ser construída na Rua 7 de Setembro, em Blumenau, reduzirá o risco de novas tragédias como a ocorrida no último sábado (25), que matou um jovem de 26 anos. A pista exclusiva beneficiará os ciclistas, estreitando as outras faixas de tráfego, o que obrigará a redução da velocidade máxima. Essa alteração adequa as regras de circulação à realidade do trânsito no Centro.
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A Rua 7 não é uma via expressa, nunca foi. É a rua que leva os blumenauenses no sentido Velha-Garcia passando pela região central. Aqueles que só estão de passagem de um bairro a outro precisam conviver com crianças rumo às escolas, trabalhadores do Centro, consumidores, usuários de ônibus, pedestres, ciclistas, motociclistas, caminhões e carros, muitos carros. É o principal corredor de serviço do blumenauense.
Na Rua 7 de Setembro, em novembro de 2011, quatro pessoas morreram num acidente quase no mesmo ponto do de sábado passado. Logo adiante, na curva perto do Angeloni, um guard rail teve de ser instalado para que veículos parassem de cair no Ribeirão Garcia. Em 2014, um homem de 29 anos perdeu a vida dessa maneira. E, apesar do perigo evidente, a velocidade continua alta quando o asfalto está livre.
Com as pistas para motorizados mais delgadas, a velocidade máxima baixará de 60 km/h para 50 km/h. Nos horários de pico, ainda assim é algo irreal — as filas impedem que se acelere mais. Fora deles, espaço para manobrar e limite legal reduzidos desestimularão comportamentos perigosos. Isso tudo, óbvio, se houver fiscalização.
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Das três principais vias do centro nervoso de Blumenau, a Sete será a primeira a ter uma ciclofaixa de verdade, bem separada dos veículos, para pedalar nos dois sentidos sem ter que pular meio-fio ou dividi-la com pedestres. O trecho de quase dois quilômetros estará conectado ao Garcia, pelo Corredor Sul, e à Rua Itajaí. Na outra direção, faltará só o trajeto do Terminal da Proeb à Amadeu da Luz para permitir que um ciclista venha da Vila Nova ou do alto do bairro da Velha até o Centro sem ter de disputar a sarjeta com os carros. É um baita avanço.
A ciclofaixa da Rua 7 esclarece, antes tarde do que nunca, que o Centro (ou o trânsito!) é dos pedestres e ciclistas, prioritariamente. A segurança deles traça os limites para os demais veículos. Melhor para todos.
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