Ciclistas de Blumenau farão um protesto na próxima sexta-feira (25) pedindo mais segurança no trânsito. A chamada Bicicletada, movimento que ocorre periodicamente também em outras cidades do país, terá foco em dois acidentes recentes na cidade: a morte de um pedestre na Rua São Paulo, em janeiro, e o atropelamento de uma ciclista na Rua Antônio da Veiga, na terça-feira (22). O excesso de velocidade e a falta de cuidado com os mais vulneráveis no trânsito estarão em pauta.
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O cicloativista Giovani Seibel, que vem participando da convocação, critica a retirada, nos últimos anos, de equipamentos para fiscalizar o cumprimento de regras de trânsito de Blumenau. Ele cita os sensores de velocidade em semáforos da região central e as lombadas eletrônicas.
— Precisamos diminuir a velocidade dos motorizados aqui em Blumenau. Existe tecnologia para fazer essa diminuição, principalmente nos semáforos e faixas de pedestres — avalia.
A Bicicletada sairá do Parque Ramiro Ruediger às 19h30min e percorrerá vias da região central de Blumenau. O movimento é convocado via redes sociais e tradicionalmente não tem uma entidade centralizando a organização.
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Fiscalização
Blumenau está sem fiscalização da velocidade no trânsito desde julho de 2020, quando terminou o contrato com a empresa que fornecia as lombadas eletrônicas. O município também abriu mão de usar os radares portáteis, sob pressão da famigerada teste da “indústria da multa” — uma lei proibindo os equipamentos, apontada como inconstitucional pelo Ministério Público, está em vigor desde o ano passado.
Na terça, o prefeito Mário Hildebrandt reclamou, em redes sociais, das cobranças que recebe a cada acidente de trânsito grave na cidade.
“Não dá para carregar a culpa sobre acidentes como o que aconteceu hoje na Rua Antônio da Veiga, há dias atrás na Rua São Paulo e diariamente na faixa reversiva da General Osório. O trânsito seguro é feito por medidas de mobilidade e sinalização, sim, mas de nada resolve se o motorista que estiver atrás do volante não o respeitar”.
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A prefeitura pretende lançar licitação para contratar novas lombadas eletrônicas e radares fixos, semelhantes aos antigos pardais, para 35 ruas de Blumenau. Mas antes precisa fazer um estudo técnico, agora exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito. Esse serviço também tem de ser licitado, o que ainda não ocorreu.
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