Quase uma hora de lentidão, filas de veículos aguardando a vez de cruzar um ponto de retenção e incerteza sobre o horário de chegada ao destino. Aconteceu nesta segunda-feira (26) em dois trechos da BR-101, no litoral catarinense. Nenhum deles, esclareça-se, era o túnel do Morro do Boi, atingido por alagamentos e desmoronamentos após 24 horas de chuva ininterrupta.
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Embora a chuva pesada, precedida de um mês inteiro de tempo instável, seja o desafio a ser vencido nesta semana tão crucial para o turismo, o trânsito da BR-101 também parou em Piçarras, no sentido Sul, e em Porto Belo, no sentido Norte, por motivos que nada têm a ver com a meteorologia.
Balneário Camboriú volta a sofrer com alagamentos.
Filas que, às 10h, representavam uma hora de atraso para os motoristas formaram-se entre Piçarras e Penha por causa do viaduto inacabado da BR-470, em Navegantes. A própria concessionária Arteris apontou recentemente que o trecho está sob “colapso iminente” devido ao fluxo de veículos incompatível com a infraestrutura oferecida. E a obra do viaduto nem mesmo contempla as marginais necessárias para aliviar a situação no futuro. Em Porto Belo, o próprio posto de pedágio da Arteris gerava lentidão nas primeiras horas da manhã.
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Entre Itajaí e Balneário Camboriú, quem usa a BR-101 no cotidiano sabe, não precisa ser temporada de verão para haver congestionamentos nos dois sentidos. As marginais descontínuas obrigam o trânsito local a acessar as pistas principais da rodovia, interrompendo o fluxo. Falta espaço para tanto veículo.
A segunda interdição grave na região do Morro do Boi em um mês revela um novo ponto de atenção em uma estrada já defasada, insuficiente para a complexidade da economia catarinense. Estão paradas na BR-101 neste pós-Natal pessoas que vieram para cá descansar, catarinenses a caminho do trabalho e mercadorias rumo a portos e empresas. Por problemas velhos e novos, a rodovia deixa o Estado na mão, outra vez, quando é mais necessária.
Coincidência perversa, o preço do pedágio subiu para R$ 4,70 nesta segunda.
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