Mário Hildebrandt (Podemos) venceu a queda de braço com cervejeiros artesanais sobre a licitação da cerveja oficial da Oktoberfest. A disputa entre Ambev e Heineken que resultou numa arrecadação recorde de R$ 5,1 milhões, com a vitória da primeira, premiou a posição do governo de estimular a competição, independentemente da origem das fabricantes de bebidas. Pela dimensão que alcançou a polêmica, o desfecho tem caráter de troféu político para o prefeito.

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A reivindicação das cervejarias regionais, sob o lema “Nossa Festa, Nossa Cerveja”, tem apelo popular e uma argumentação que faz sentido. Blumenau é a Capital Nacional da Cerveja. Natural que o seu principal evento privilegiasse os fabricantes da terra. Sob essa lógica, desde 2005 as artesanais têm lugar cativo na Oktoberfest.

Ambev bate Heineken em disputa histórica pela Oktoberfest Blumenau

Para dar relevo à tese, os cervejeiros adicionaram argumentos econômicos. Tentaram demonstrar que teriam condições de, pelo menos, empatar com as gigantes em investimentos — deixando no município impostos e empregos. Pequenos consórcios de artesanais seriam formados. Cada um assumiria um dos pavilhões da Vila Germânica. O modelo reduzia a concorrência, mas seguia um raciocínio razoável. Para os padrões anteriores à licitação de 2023.

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Porque o certame demonstrou que a Oktoberfest tem valor comercial nacional. Maior do que nunca, aliás. Como destacou o colega Pedro Machado, jamais se viu disputa tão acirrada entre dois pesos pesados da indústria de bebidas pelo direito de explorar o evento. Até então, via de regra, apenas uma companhia participava da licitação e apresentando proposta em linha com o preço mínimo do edital.

Bastidores

O governo confiava no interesse das gigantes do mercado nacional. Por isso rejeitava a proposta de exclui-las da concorrência. Hildebrandt e o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel (Podemos), agiram nos bastidores para amenizar a mobilização das cervejarias junto a entidades empresariais. Foi o suficiente para dobrar a aposta no modelo de licitação, que se revelou um sucesso.

Pelos próximos seis anos a Ambev fornecerá bebidas para a Oktoberfest. As artesanais continuarão ocupando o espaço de sempre. Blumenau terá dinheiro extra para alavancar outras frentes do turismo. É uma operação bem-sucedida, qualquer que seja o ângulo de avaliação.

O argumento da Oktoberfest 100% Artesanal perdeu força. Os números falaram.

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