O cemitério luterano do Centro, onde estão alguns dos primeiros colonizadores de Blumenau, ganhou um guia impresso para visitação de turistas. São cinco roteiros temáticos que conduzem o visitante entre as lápides de destacados blumenauenses e monumentos interessantes: mulheres, arquitetura, artes, imigração e trabalho.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A pesquisa é da doutora em História Elisiana Trilha Castro e da museóloga Anna Julia Borges Serafim. Segundo a paróquia, é o primeiro guia do tipo em Santa Catarina a estimular visitas turísticas e culturais em um cemitério.
Turismo em cemitérios, embora possa soar esquisito, não é exatamente uma novidade. O campo santo da Recoleta, em Buenos Aires, e o cemitério de Arlington, nos Estados Unidos, recebem milhões de visitantes por ano. Arquitetura, história e curiosidades biográficas dos homenageados atraem os turistas.
No caso do cemitério de Blumenau, além da arquitetura e das lápides de colonizadores importantes, como Fritz Müller, o lugar chama atenção pela beleza do bosque no entorno — e da igreja histórica em frente, que está sendo restaurada. O guia impresso estará disponível a R$ 25 na paróquia. O dinheiro obtido com a venda dos exemplares ajudará a bancar a manutenção do cemitério.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.
Leia também
Aglomeração em ambulatórios de Blumenau é mau presságio
Quem cuida dos animais do Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau
Blumenau reabre diálogo com Celesc e desiste de nova lei sobre postes
Obras na Alameda Rio Branco voltarão a interferir no trânsito de Blumenau