O desabastecimento de energia elétrica na região de Blumenau causado pelo ciclone em Santa Catarina só será completamente resolvido na quinta-feira (1º). Na pior das hipóteses, na sexta. Mais de 55 mil imóveis amanheceram sem energia nesta quarta, 26 mil deles em Blumenau.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Segundo o gerente regional da Celesc, Cláudio Varella, 26 equipes atuam nos reparos. A partir da tarde, serão 30. Serviços do setor de Construção foram desativados e realocados para auxiliar na manutenção das redes.

De acordo com Varella, 90% dos imóveis devem ter a luz religada até 22h. Outros 5% até a madrugada de quinta-feira. Os cerca de 5% restantes, equivalentes a quase 2 mil unidades consumidoras, podem voltar a receber energia entre quinta e sexta. No Estado, mais de 1,5 milhão de imóveis ficaram sem luz devido aos estragos do temporal.

“Atendemos da maior concentração para a menor. Tem muito poste quebrado e vegetação ainda na rede”, diz Varella.

Continua depois da publicidade

Além de desligamentos simples, causados por galhos que encostam na rede elétrica, houve danos a fios e postes. Na Rua Benjamin Constant, Bairro Escola Agrícola, um poste veio ao chão, mas o conserto pôde ser feito ainda durante a noite. No bairro Pomerode Fundos, em Pomerode, conserto semelhante deve ocorrer nesta quarta de manhã.