A Câmara de Vereadores de Pomerode reduziu as férias dos parlamentares de 45 para 35 dias anuais. Um projeto de resolução foi aprovado nesta semana por unanimidade e promulgado pela Mesa Diretora. Em Blumenau, os vereadores arquivaram medida parecida sob alegação de que geraria aumento de custos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Conforme o texto aprovado em Pomerode, de autoria dos vereadores Cleide Kamchen (Podemos), Geliandro Ribeiro (Podemos) e Marco Desessards (PP), as sessões legislativas ocorrerão sempre entre 20 de janeiro e 15 de dezembro. Antes, o recesso estendia-se até 1º de fevereiro. A intenção era diminuir para 30 dias, mas um parecer interno da Casa recomendou margem de cinco dias para que os servidores voltem das férias antes dos parlamentares.
Em Blumenau, o vereador Adriano Pereira (PT) apresentou projeto de resolução parecido, que reduziria o recesso para 33 dias, mas ele esbarrou na Comissão de Constituição e Justiça. Os vereadores entenderam que a proposta implicaria em aumento de gastos administrativos, o que a tornaria ilegal.
As sessões ordinárias em Blumenau ocorrem de 1º de fevereiro a 15 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.
Leia também
> Morre o arquiteto alemão que projetou a Catedral de Blumenau.
> Blumenau bota preço na proposta de municipalizar a Pedro Zimmermann.
> Empresários de Blumenau com viagem marcada conseguem escolher vacina contra Covid-19.