Sob a presidência de Almir Vieira (PP), a nova Mesa Diretora da Câmara de Blumenau focará a construção da sede própria em 2023. No início de janeiro, o presidente eleito pretende reunir-se com equipes técnicas do Legislativo, da Secretaria de Planejamento Urbano e com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) para discutir meios de tirar o plano do papel. O sonho é ter o prédio na Rua das Palmeiras pronto até o fim de 2024.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Às conversas, Vieira levará um trunfo importante: a economia de quase R$ 22 milhões que o Legislativo fez em 2022. O valor representa a diferença entre a parcela do orçamento que cabe à Câmara e aquilo efetivamente gasto. Apesar disso, o vereador crê já não ser mais necessário convencer ninguém da importância da casa própria.
— A grande novidade, desta vez, é que Legislativo e Executivo estão juntos nesse objetivo — avalia.
Sonho antigo, desde que a Câmara funcionava de favor no primeiro andar da prefeitura, a sede própria começou a tornar-se meta concreta em 2019, na gestão de Marcelo Lanzarin (Podemos), quando um terreno vizinho ao Museu da Família Colonial foi escolhido. Sob a presidência de Egídio Beckhauser (Republicanos), prefeitura e vereadores acertaram a compra da área de 9,5 mil metros quadrados por R$ 8,3 milhões.
Continua depois da publicidade
Almir Vieira teme que um processo licitatório comum, para contratar o serviço de construção, possa ser demorado demais. Ele sugere a possibilidade de uma parceria público-privada, em que um construtor execute o prédio e depois receba o pagamento em parcelas. Mas por enquanto não passa de uma ideia, ele mesmo adverte.
Além da sede própria, a prefeitura de Blumenau tem o desenho de um parque ampliado no Centro Histórico, conectando a área atrás do supermercado Angeloni até o antigo porto no Itajaí-Açu. Os dois projetos devem caminhar juntos.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Blumenau ganha dois novos painéis de arte urbana
Urubus que saqueiam cargas até de cadáver precisam ter nome e sobrenome
Blumenau terá uma filha da terra no Ministério do Esporte quando mais precisará dele
Réveillon em Blumenau prepara operação de guerra contra o lixo na Beira-Rio