A sequência de dias com calor e tempo seco em Santa Catarina antecipou a florada dos ipês-amarelos. Comuns entre o fim de agosto e o início de setembro, as flores da espécie funcionam como anúncio de que a primavera aproxima-se. Neste ano, chegaram ainda na primeira metade do inverno.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Na região de Blumenau, os primeiros ipês começaram a florescer na metade de julho. Embora o visual seja sempre atraente, a antecipação é incomum e pode ser reflexo das mudanças climáticas.
> Quem é o empresário que plantou 70 ipês-amarelos no Centro de Blumenau.
O botânico e professor da Furb André Luís de Gasper explica que o principal fator a influenciar a floração é a duração das noites. Ou seja, conforme o inverno vai terminando e os dias ficam mais longos, as plantas entendem que é chegada a hora. Mas essa é uma variável que não se modifica.
Continua depois da publicidade

As flores deste ano, portanto, podem estar relacionadas a um segundo fator de interferência sobre a florada dos ipês-amarelos: o clima. Temperaturas altas, chegando à casa dos 30 ºC, e períodos secos em pleno inverno podem provocar um desequilíbrio hormonal.
De acordo com a meteorologia, a semana será quente em Santa Catarina até quinta-feira (28). Entre a noite de quinta e a sexta-feira uma frente fria trará chuva ao Estado, mas sem redução brusca de temperatura.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
A única vez que Blumenau chegou perto de ter dois candidatos ao governo
Como operam os políticos de SC que sobrevivem do terrorismo moral
Macacos de SC recebem vacina desenvolvida para humanos
Fotos mostram vandalismo e descuido na nova Curt Hering, em Blumenau