O calendário de vacinação contra a Covid-19 impõe a Blumenau uma meta difícil de ser cumprida. Ainda falta vacinar cerca de 127 mil pessoas para abranger todos as 277 mil com mais de 18 anos, conforme estimativa adotada pela prefeitura, que casa números do IBGE e da ONG Impulso. Todo esse contingente teria de receber a primeira dose até o dia 31 de agosto, conforme a meta estabelecida por Santa Catarina. Desde janeiro, 150 mil blumenauenses receberam o primeiro atendimento.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Significa dizer que Blumenau tem de aplicar 2,7 mil doses por dia já a partir desta sexta-feira (16). Um ritmo que, até agora, a campanha municipal contra o coronavírus não conseguiu imprimir por vários dias consecutivos. Para esta sexta, por exemplo, estão agendadas 1,8 mil aplicações de primeira dose. De largada, a cidade fica devendo 900 vacinas.

Essa coluna é em resposta a um questionamento do leitor Júlio Gomes, que participou da seção E Afinal? perguntando quanto falta para Blumenau concluir a vacinação contra a Covid-19. Participe também fazendo pergunta sobre o cotidiano da região via Facebook, Instagram, Twitter ou e-mail evandro.assis@nsc.com.br. Veja como funciona a seção E Afinal?

> Acompanhe os dados de vacinação em SC no Monitor da Vacina.

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira (14), no programa Santa 3 por 4, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) avaliou ser possível cumprir a meta, desde que cheguem remessas volumosas de vacinas. Ele disse que novos locais de vacinação podem ser abertos, mas isso acontecerá se houver frequência e previsibilidade no envio de imunizantes. Como a capacidade instalada da central na Vila Germânica é de 3,6 mil vacinas/dia, incluindo segunda dose, o calendário passa a depender desse reforço.

Ritmo da vacinação contra a Covid-19 em SC é insuficiente para cumprir o calendário

Calendário de vacinação em SC

Mais de 40 anos – até 8 de julho de 2021

35 a 39 anos – 9 a 22 de julho de 2021

30 a 34 anos – 23 de julho a 5 de agosto de 2021

25 a 29 anos – 6 a 19 de agosto de 2021

18 a 24 anos – 20 a 31 de agosto de 2021

O desafio de Blumenau repete-se em todo o Estado. No ritmo atual, não serão vacinados todos os catarinenses adultos até o fim do mês que vem. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, disse que aguarda do Ministério da Saúde 1 milhão de doses ainda em julho. Para agosto, a promessa é de entregas ainda maiores, o que permitiria um sprint final no esforço de imunização.

É torcer para que se confirme o otimismo.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Leia também

Chegada de 6 mil vacinas a Blumenau impede paralisação da campanha contra a Covid-19

Hildebrandt dispara contra o prolongamento da Via Expressa de Blumenau: “Obra pífia”

Como fica a vacinação com Astrazeneca em Blumenau após anúncio de antecipação

E afinal, o que você quer saber sobre Blumenau?