Caiu o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa. A portaria da exoneração, com data de 4 de maio, foi publicada nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial da União. Ainda não foi anunciado o nome do substituto.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Em fevereiro deste ano, o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), havia ameaçado Carioni de demissão publicamente ao fazer críticas sobre o andamento de obras federais em Santa Catarina.
Carioni comandava o DNIT no Estado desde o governo Michel Temer (MDB). Ele permaneceu no cargo após a eleição de Jair Bolsonaro (PL). Servidor concursado, o agora ex-superintendente volta à função de analista de infraestrutura. Em março, o também analista de infraestrutura Alysson Rodrigo de Andrade foi oficializado como superintendente-substituto nas ausências de Carioni. Ele deve ser anunciado como interino.
Entre as obras mais importantes geridas pelo DNIT estão as duplicações da BR-470 e da BR-280, além das melhorias na BR-163, no Oeste. No fim de abril, uma ponte da BR-470 em Pouso Redondo apresentou rachaduras e teve de ser interditada. O problema não havia sido detectado nas vistorias periódicas feitas pelo órgão.
Continua depois da publicidade
A superintendência do DNIT-SC é área de influência política do senador Jorginho Mello.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Ministro põe interdição da BR-470 na conta de chuvas que vieram depois
Projeto da Havan não fica no Centro Histórico de Blumenau, diz Iphan
Venda de hospital em Blumenau completa um ano ainda cercada por sigilo