Antes de compartilhar uma informação nas redes sociais, o blumenauense checa se ela é verdadeira. Ao menos é isso que a maioria dos entrevistados afirmou à nova pesquisa do Projeto Focus, feita pela Furb, que abordou o comportamento digital da população. A preocupação com a veracidade está sempre (45,4%) ou quase sempre (28,5%) presente nos hábitos dos usuários de internet locais. Só 6,9% admitem que nunca ou raramente checam os dados.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A sondagem, que ouviu 800 pessoas e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais, também identificou que 69% das pessoas sabem o que significa o termo fake news. Em outra questão, 81% dos entrevistados avaliaram como positivo ou muito positivo o efeito da internet na oferta de fontes de informação.

A se fiar pelo que disseram à pesquisa, os usuários de redes sociais em Blumenau estariam mais atentos às vantagens e riscos do ecossistema de informação digital. Ainda que os entrevistados possam ter respondido à pesquisa tentando parecer mais cuidadosos do que são de fato, só a preocupação com a própria imagem, rejeitando o comportamento descuidado com informação, já é um sinal de amadurecimento na convivência digital.

> Pesquisa revela as redes sociais mais usadas em Blumenau

Continua depois da publicidade

Segurança na internet

A pesquisa da Furb traz vários outros dados interessantes. Entre os que responderam ao questionário, 59% dos blumenauenses sentem-se inseguros em relação a fraudes na internet. Mesmo assim, serviços como Pix, banco digital, aplicativos de viagem e plataformas de compras estão entre os mais usados pela população. As facilidades oferecidas pelo mundo digital parecem superar os temores.

O Focus é um projeto de extensão liderado pelo curso de Publicidade e Propaganda da Furb, sob a coordenação da professora Cynthia Boos de Quadros. Para a pesquisa sobre o comportamento digital do blumenauense, a equipe foi reforçada pelo professor Maiko Spiess, de Ciências Sociais.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Luto em Blumenau por ex-secretário petista é gesto de elegância política

Rua reformada em Blumenau obriga ônibus a parar o trânsito

Quais as redes sociais mais usadas em Blumenau

A carta na manga do presidente da Câmara de Blumenau para reverter a cassação