A primeira vice-prefeita. A primeira reitora da Furb. A primeira deputada federal. A primeira delegada regional. Em breve, a primeira presidente da maior entidade empresarial de Blumenau. A cidade vive uma ascensão simultânea de mulheres a postos de comando importantes até então reservados a homens. Uma coincidência que materializa o discurso em defesa de maior participação feminina nas grandes decisões municipais e regionais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Marcia Sardá Espíndola assumiu o segundo mandato na universidade terça-feira (31). Mais do que gerir a Furb, tem se destacado pela capacidade de articular alianças com detentores de mandatos eletivos em benefício das contas da instituição. Enfrentou tudo isso, além de um câncer, no primeiro mandato.
A recondução da reitora ocorreu no dia seguinte à nomeação de Juliana de Souza Tridapalli para a Delegacia Regional de Polícia Civil. Ela atuou a maior parte dos 12 anos de serviço policial justamente na Delegacia de Proteção à Mulher. Poderá transformar em prioridade de toda a corporação o combate à violência doméstica e aos feminicídios.
Também em fevereiro, em Brasília, Ana Paula Lima (PT) tomou posse como a primeira deputada federal eleita por Blumenau. Ela havia sido a candidata mais votada na cidade, contados homens e mulheres.
Continua depois da publicidade
Christiane Buerger, empresária e diretora da Ártico Indústria de Refrigeração, assumirá em maio a presidência da Associação Empresarial de Blumenau (Acib). É a atual vice, preparava-se para assumir o desafio em 2025, mas o atual presidente, Renato Medeiros, pediu para adiantar os planos. Ele não concorrerá à reeleição. Será interessante acompanhar de que forma Christiane exercerá influência e liderança dentro e fora da entidade.
As três juntam-se a Maria Regina de Souza Soar (PSDB), vice-prefeita pioneira. Ela conquistou o cargo em 2020, mesmo ano em que Blumenau elegeu duas vereadoras: Cristiane Loureiro (Podemos) e Silmara Miguel (PSD) — que exerceu a vice-presidência da Câmara de Vereadores até dezembro passado.
Independentemente da avaliação que se faça, ou se fará, dos resultados gerados pelo trabalho de cada uma, as mulheres influentes de Blumenau ajudam a oxigenar e modernizar as instituições que representam. Que os exemplos sejam contagiosos.
Atualização
Por um lapso do colunista, faltou citar, entre as recentes conquistas femininas em Blumenau, a posse da primeira deputada federal eleita pela cidade, Ana Paula Lima. O texto foi atualizado.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
O novo trunfo de SC para cobrar do governo federal a verba milionária das rodovias
Ex-vereador de Blumenau voltará à Câmara após rodízio de suplentes
Casarão histórico no Centro de Blumenau terá novo inquilino
STF recusa pedido de SC para suspender julgamento do marco temporal indígena