A prefeitura de Blumenau passará a testar toda a turma de estudantes quando houver um caso de Covid-19 nas escolas da rede municipal. Sempre que um profissional da educação ou aluno testar positivo, todos os alunos e professores serão submetidos ao exame para detectar o coronavírus. A informação foi anunciada durante a live sobre a pandemia exibida nesta segunda-feira (15) nas redes sociais da prefeitura.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Conforme a coluna noticiou nesta segunda, escolas e creches municipais de Blumenau registraram seis casos de Covid-19 na primeira semana após a volta às aulas presenciais. Segundo levantamento da Secretaria de Promoção da Saúde, entre os dias 8 e 12 de fevereiro quatro professores e dois estudantes testaram positivo e precisaram ser isolados das atividades. Os casos ocorreram em seis diferentes unidades de ensino.
Até então, as medidas previstas para casos de Covid-19 em escolas eram o isolamento dos doentes e a limpeza dos locais em que eles conviviam nas unidades de ensino. Não foram fornecidos detalhes de como serão as operações de testagem e nem a data exata em que elas começarão. O objetivo é iniciar ainda nesta semana.
O teste a ser aplicado em alunos, professores e servidores é o de antígeno, que fica pronto em 30 minutos. Para colher o material, é inserido um cotonete (swab) no nariz do paciente.
Continua depois da publicidade
Oeste de SC
O Médio Vale do Itajaí voltou nesta semana ao estágio gravíssimo da matriz de risco da pandemia em Santa Catarina. Além disso, há preocupação com a transferência de pacientes do Oeste catarinense para leitos de UTI em Blumenau. Há quatro vagas reservadas pela regulação do Estado em hospitais blumenauenses. Duas delas já ocupadas.
— A situação do Oeste afeta todo o Estado. É importante que as pessoas tenham o cuidado necessário para que a gente afete menos com pacientes aqui da região — avaliou o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.
Em Blumenau, o número de casos de coronavírus voltou a crescer desde o fim de janeiro.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.