Ana Moser nasceu em Blumenau em 1968. Começou a jogar vôlei na escola e chegou a disputar os Jogos da Primavera. Quando tinha 10 anos de idade, viu o município ganhar uma estrutura esportiva como poucas existentes no país, o Complexo Bernardo Werner, do Sesi. Medalhista olímpica, aposentada das quadras há duas décadas e, ao que tudo indica, futura ministra do Esporte do governo Lula 3, Ana agora pode ser peça-chave no plano da cidade natal de assumir a gestão do espaço, um desejo antigo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Prefeitura de Blumenau e Sesi têm um acordo fechado para a compra do imóvel: o município deverá pagar R$ 31 milhões. Dinheiro que, espera-se, virá do Estado, mas a troca de governador impõe incertezas. A Assembleia Legislativa aprovou emenda ao orçamento de 2023, apresentada pelo deputado Ivan Naatz (PL), no valor de R$ 30 milhões, mas ela não é impositiva. Ou seja, será preciso convencer o governador eleito Jorginho Mello (PL) a manter o combinado com Carlos Moisés (Republicanos).
Quando superada a fase da compra, virá outra, talvez mais complexa ainda: desenvolver um modelo de gestão viável, em que os custos de manutenção não pesem no orçamento do município. É aí que o Ministério do Esporte pode ajudar.
Blumenau tem interesse de ocupar quadras do complexo esportivo com a formação de atletas brasileiros de alto rendimento. Em 2021, a Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento chegou a visitá-lo. Essa possibilidade daria relevância nacional à estrutura e, de quebra, amarraria o governo federal na parceria para bancar os custos. Esse contato terá de ser restabelecido sob o governo petista, agora com uma interlocutora mais do que familiar.
Continua depois da publicidade
Inclusão
Ana Moser será ministra pelo sucesso obtido nas quadras, mas também pela importância fora dela. O Instituto Esporte e Educação, fundado pela blumenauense no fim dos anos 1990, forma milhares de professores e fomenta a prática desportiva em comunidades de baixa renda. O esporte escolar, para ela, é quase uma obsessão. Foi onde tudo começou, afinal.
Para o secretário do Esporte de Blumenau, Ricardo Echelmeier, o vínculo da futura ministra com Blumenau pode facilitar parcerias futuras. E o interesse pela inclusão via esporte é mútuo.
Tomara que dê certo.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Réveillon em Blumenau prepara operação de guerra contra o lixo na Beira-Rio
Chuvas em SC denunciam precariedade da BR-101 para o verão
Obra da Justiça Federal em Blumenau ganha reforço financeiro