Você sabe onde fica a Via Gastronômica de Blumenau? Se falou Rua Curt Hering, acertou. Quem pensou em Floriano Peixoto, também. Caso tenha passado pela cabeça de alguém a Antônio da Veiga, está correto também. Martin Luther? Sim.

Continua depois da publicidade

Tudo isso no papel, é claro.

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Na prática, o comportamento do consumidor e os investimentos privados é que determinam onde bares e restaurantes concentram-se. Mas a Câmara de Vereadores têm se ocupado de conceder esse status a mais e mais ruas por força de lei.

Começou em 2018, quando o movimento crescente na Curt Hering e na Floriano Peixoto foi reconhecido por lei municipal. No ano passado, porém, achou-se por bem estender o caráter de via gastronômica às ruas Antônio da Veiga, Joinville, Almirante Tamandaré e Alberto Stein. Nesta semana, houve nova modificação na lei original: entraram também toda a extensão da Martin Luther e o trecho da São Paulo próximo à Furb.

Continua depois da publicidade

São cerca de seis quilômetros de rotas gastronômicas que, a bem da verdade, não existem. O que há são restaurantes e bares espalhados por essas oito vias do Centro e bairros vizinhos.

A norma recente também prevê que os restaurantes das ruas citadas possam ocupar calçadas com mesas e cadeiras — permissão já garantida em outra lei, que abrange a cidade inteira. Ou seja, na prática, o benefício é nulo.

Não que seja má ideia implantar uma Via Gastronômica em Blumenau. Há exemplos de sucesso, como Curitiba e Joinville. Mas para isso é preciso fazer mais do que escrever leis.

Se a boa intenção dos vereadores estivesse conectada com a realidade, engajando os empresários, o setor turístico e o Executivo municipal para empacotar um atrativo, Blumenau teria um projeto estruturado de rota gastronômica. Por enquanto, tem uma lei confusa.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Pomerode terá ponte de madeira à moda antiga no centro turístico

Blumenau busca terreno para erguer centro de serviços junto a terminal de ônibus

Com ambulatórios lotados, Blumenau nunca vacinou tão pouco contra a influenza

Remendos na BR-470 vão durar menos que promessa do governo federal