Num dia de sobressaltos na política nacional, Blumenau também tem um movimento eleitoral de última hora. Egídio Beckhauser, presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, recebeu convite para deixar o Republicanos e ser candidato a deputado federal pelo Podemos. Ele concorreria com o apoio direto do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e do governador Carlos Moisés (Republicanos). E está balançado a aceitar.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Beckhauser é pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos. Na quarta-feira (30), acompanhou Hildebrandt até Florianópolis e participou da audiência com o governador Carlos Moisés (Republicanos). Ele ouviu o convite do prefeito diante de Moisés, que avalizou a mudança. Republicanos e Podemos selaram aliança para a disputa do Executivo. Agora, há uma tentativa de equilibrar as nominatas para Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
Nesta quinta, Beckhauser reuniu-se com Hildebrandt mais uma vez e gostou do que ouviu. Em seguida, começou a fazer contatos com os cabos eleitorais que já havia articulado para concorrer a deputado estadual. O desafio é manter a estrutura de campanha depois de trocar de cargo e de partido. Outra pendência é convencer o Republicanos a liberá-lo. Sem acordo, o atual partido dele poderia reivindicar o mandato na Câmara de Vereadores. A decisão final deve ser anunciada nesta sexta ou no sábado (2), último prazo da janela de trocas partidárias para a eleição.
Prefeito interino
Na semana passada, o vereador ganhou de Hildebrandt um período de exposição como prefeito interino, durante as férias do prefeito e da vice, Maria Regina de Souza Soar (PSDB).
Continua depois da publicidade
Egídio Beckhauser nunca teve vida partidária intensa no Republicanos. No início de março, o vereador teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas tem o direito de recorrer no cargo. Os juízes do tribunal aceitaram uma denúncia do Partido Novo de que duas candidaturas de mulheres do Republicanos eram fictícias. Como Beckhauser foi o eleito pela legenda, é o principal prejudicado.
Leia também
SC projeta rodovia paralela à BR-470 entre Itajaí e Rio do Sul
Novo parque em Blumenau terá R$ 25 milhões do governo do Estado
Vereador petista de Blumenau assumirá cadeira na Assembleia Legislativa
Vereador de Blumenau contrata ex-juiz do TRE para tentar salvar mandato