Um mês de janeiro nublado e chuvoso como o deste ano é coisa rara em Blumenau. Somente uma vez na história houve registro de enchente na cidade no primeiro mês do ano: em 1926. Nos meses de verão, são mais comuns as trovoadas de fim de tarde. Mas o fenômeno que causa a sequência de dias carrancudos em 2021 não é anormal para a meteorologia.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau direto no Whatsapp. Clique e entre no grupo do Santa.
Segundo a diretora de Meteorologia do AlertaBlu, Tatiane Martins, chuvas persistentes no Vale do Itajaí são ocasionadas por frentes frias ou sistemas de baixa pressão. Ambos os fenômenos ocorrem o ano inteiro. A diferença é que eles costumam ser mais intensos durante o inverno e a primavera. No verão, chuvas fortes têm mais a ver com o calor — causam enxurradas, e não enchentes.
Porém, quando se analisa um período histórico mais longo, percebe-se que já ocorreram cheias do Itajaí-Açu em dezembro, fevereiro e março. Na única enchente de janeiro, o rio atingiu um pico de 9,5 metros no 14º dia de 1926.
Histórico de enchentes em Blumenau
https://www.datawrapper.de/_/zRZNf
Continua depois da publicidade
> Blumenau enfrenta risco de enchente sem contar com estações telemétricas e régua da Beira-Rio.
Chuvas em Blumenau
Em 2021, Blumenau só não registrou chuva no dia 13 de janeiro. Nos demais 21 dias do mês houve alguma precipitação, seja trovoada ou chuvisco, segundo o AlertaBlu.
Conforme Tatiane Martins, desta vez é um sistema de baixa pressão que provoca a chuvarada no Vale. Ele está reforçado por ventos do oceano, que trazem umidade para o continente, e pelo fluxo de ar úmido de origem amazônica no Sul do país.
> Timbó foi “pega de surpesa” por enchente, diz prefeito.
Até o fim deste mês, a previsão é de chuva todos os dias. Os volumes devem ser mais fracos entre esta sexta-feira (22) e sábado, mas vão variar ao longo da próxima semana. O risco de uma enchente em Blumenau volta a ser baixo, mas a terra encharcada pede atenção de quem mora próximo a encostas.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.