O edital público lançado pela prefeitura de Blumenau para reformular o Museu Fritz Müller recebeu proposta de uma entidade interessada. Como a coluna havia antecipado, o Instituto Cultural Soto apresentou plano para transformar a experiência de visitação à casa do naturalista, que completou em 2022 o bicentenário de nascimento.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Melhorar o museu da Rua Itajaí para o visitante, as coleções e garantir maior destaque ao antigo morador do lugar, estão entre os objetivos. Falta ao museu uma narrativa para guiar o público. Animais taxidermizados ou dentro de vidros devem dar lugar a atrações mais interativas e que tenham relação direta com Fritz Müller e os grandes naturalistas do século XIX.
O contrato de gestão museológica ainda precisa seguir trâmites internos na prefeitura. Primeiro, será avaliado por uma comissão com representantes das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Cultura. Depois, terá de passar pelo crivo do Conselho do Meio Ambiente. Só então será formalizado o termo de parceria.
> Acesse o especial Caminhos de Fritz Müller.
Continua depois da publicidade
Pelo edital, a parceria prevê R$ 750 mil para o instituto fazer as mudanças necessárias no Museu Fritz Müller e outros R$ 35 mil mensais para gestão e manutenção. Se tudo correr conforme o previsto, a parceria terá duração de cinco anos, podendo ser prorrogada por igual período.
Fritz Müller viveu na casa enxaimel da Rua Itajaí entre 1867 e 1897. O naturalista alemão notabilizou-se pelos trabalhos científicos elaborados a partir de observações da natureza catarinense. E tornou-se colaborador importante do britânico Charles Darwin, autor da Teoria da Seleção Natural das Espécies.
Instituto Cultural Soto
Fundado em 2005, o O Instituto Cultural Soto atua em diversos projetos na área museológica, tanto pelo comodato de acervos como pela prestação de consultorias. Entre os principais museus implementados pela organização estão o Museu Oceanográfico Univali, em Balneário Piçarras, o Centro Cultural da Marinha em SC, na Capital, e o Museu Histórico de Porto Belo.
Fritz Müller 200 anos
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Continua depois da publicidade
Leia também
Barragem de Ituporanga começou a apresentar defeitos há quase um ano
Exigência de sensores na Área Azul de Blumenau é contestada pelo TCE
Fotos revelam desgaste da Vila Germânica, em Blumenau, que será reformada