Durante a viagem a Munique, Alemanha, encerrada na terça-feira (20), o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) manifestou o interesse de trazer para Blumenau a edição de 2026 do World Choir Games, competição internacional de corais com a previsão de reunir 20 mil participantes. Seria a primeira vez do evento na América do Sul.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Em reunião com o coordenador do evento, Cristoph Hoeppel, Hildebrandt e o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, conheceram os jogos, que costumam reunir cerca de 600 grupos vocais de diversos países durante 11 dias. Uma visita técnica do organizador a Blumenau foi combinada para novembro deste ano.

Para receber o evento musical, a cidade teria de mobilizar uma estrutura complexa e fazer investimentos ainda não mensurados. A municipalização do Sesi, por exemplo, teria de estar pronta — a cerimônia de abertura costuma ocorrer em estádios de futebol.

O World Choir Games tem mais de duas dezenas de categorias, com grupos que cantam desde música popular até erudita. Em 2023, a 12ª edição será em Gangneung, Coreia do Sul. Ela deveria ter ocorrido este ano, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Para 2024, já está confirmada como sede Auckland, na Austrália. A cidade-sede de 2025 ainda não foi divulgada.

Continua depois da publicidade

Organizador (E) encontrou blumenauenses na Alemanha
Organizador (E) encontrou blumenauenses na Alemanha (Foto: Divulgação)

Segundo Hildebrandt, Blumenau encaixa-se no perfil procurado pelos organizadores, por não ser uma capital ou metrópole. O coordenador é casado com uma brasileira e fala português, o que facilitou o primeiro contato.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Pesquisa do Ipec em SC sugere que a vaga no segundo turno em disputa é a de Moisés

Fiscalização em Blumenau fecha indústria de vereador, que alega perseguição política

Asfalto da BR-470 cede outra vez e o mistério continua

Os resultados do Colégio Militar de Blumenau no primeiro Ideb