A venda de imóveis que pertencem à prefeitura de Blumenau pode ser facilitada caso a Câmara de Vereadores aprove uma nova proposta de lei, apresentada na semana passada. Entre outras novidades, passa a ser possível o município alienar e até doar áreas públicas já ocupadas por particulares. O objetivo é permitir a regularização desses terrenos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Segundo o procurador-geral do município, Julio Augusto Souza Filho, a legislação atual permite que loteamentos com várias moradias construídas em terrenos municipais passem por processo de regularização. Porém, quando trata-se de uma casa apenas, ou da ocupação de parte de um terreno público pelo dono de um imóvel vizinho, não há previsão legal para acordos.
A nova lei em discussão, no entanto, enquadra nessa possibilidade apenas os terrenos que já estavam ocupados em 22 de dezembro de 2016. Famílias com renda inferior a três salários mínimos e que ocupam áreas de até 250 metros quadrados poderão requerer inclusive a doação dos imóveis.
— A lei serve para casos já consolidados, em que a pessoa já cercou, construiu em cima, mas o imóvel segue irregular — esclarece.
Continua depois da publicidade
Os recursos arrecadados em eventuais negociações serão aplicados em programas de habitação popular e instituição de áreas verdes.
Avaliação imobiliária
O novo texto proposto ao Legislativo substituiu uma lei de 1992 sobre alienação de áreas públicas em Blumenau. A legislação proposta faz também adequações para a concessão de imóveis que pertencem à prefeitura e atualiza as responsabilidades da Comissão de Avaliação Imobiliária do município, incluindo os aluguéis — algo que ela já fazia, mas sem previsão expressa em lei.
O projeto de lei tramita em regime de urgência e deve ser votado pela Câmara nesta semana.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Furb abre concorrência em Blumenau para renovar restaurante no principal campus
“Santa Catarina faz emergir em mim a criatividade”, diz novo imortal da ABL
Venda de hospital em Blumenau tem mudança de rota
Após críticas, cuca gigante de Blumenau será bancada por empresa