Um novo complexo viário projetado pela prefeitura de Blumenau pretende desviar parte do trânsito que hoje depende do trevo do Badenfurt, na BR-470. Motoristas que vêm de Pomerode e do bairro Testo Salto pela SC-421 poderão virar à direita, pegar a Bernardo Scheidemantel e atravessar a rodovia federal por uma passagem de nível a ser construída nas obras de duplicação. Tudo isso depende da construção de uma ponte, que custará R$ 7,7 milhões.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A futura ponte terá 60 metros de comprimento e ficará no local onde havia uma travessia pênsil. O orçamento da obra inclui também a pavimentação da Rua Maike Andresen, que conectará a ponte até a Bernardo Scheidemantel. A passagem sob a BR-470 também foi projetada pelo município e entregue ao DNIT para execução.

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano, a prefeitura está atrás de recursos para implantar o complexo viário, que completaria a via expressa do Badenfurt já existente.

Prefeitura busca recursos para construir ponte sobre o Rio do Testo
Prefeitura busca recursos para construir ponte sobre o Rio do Testo (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Viaduto na BR-470

Modificações no projeto do viaduto do Badenfurt, que integra a duplicação da BR-470, também devem facilitar o tráfego urbano na região. Após reivindicações de prefeitos e lideranças regionais, o DNIT desenhou dois retornos extras por baixo do futuro viaduto, seguindo o que foi feito no principal trevo de acesso a Itajaí, na BR-101. 

Porém, as alterações aguardam aprovação da direção do DNIT em Brasília desde meados de novembro.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Empreiteira da BR-470 alertou DNIT sobre falta de dinheiro para obras

“Temos recursos sobrando na BR-163 e na BR-470”, diz ministro Tarcísio Freitas

Federalização da Furb entra na pauta do Ministério da Educação

Câmara de Blumenau encaminha compra de terreno para construir sede própria