O sucesso do Réveillon de Blumenau evidenciou um problema antigo do turismo local: a rede hoteleira limitada. Praticamente não havia leitos disponíveis na noite de sábado (31), não só na cidade mas em toda a região. O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, diz que buscar investidores para instalar mais hotéis e de melhor padrão será prioridade em 2023.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

O fim de ano manteve alta a taxa de ocupação média de Blumenau em 2022, estimada em 70%. Esse resultado, para Greuel, justifica a ampliação da oferta de leitos. Nos últimos sete anos, a cidade ganhou quatro novos hotéis.

No segundo semestre de 2023 deve começar a operar uma unidade da rede paranaense Caiuá, em construção na Rua 7 de Setembro. Também há expectativa sobre a reforma do Grande Hotel, que foi arrematado em leilão e passa por obras. Mas o secretário acredita haver demanda para mais, inclusive de alto padrão:

— Temos bons hotéis de médio padrão, mas precisamos ter a opção de alto padrão. É o que a gente mais ouve.

Continua depois da publicidade

Greuel pretende agendar reuniões com operadoras de grandes redes hoteleiras. Quer apresentar a prefeitura como parceira de investidores.

Blumenau será sede dos Jogos da Juventude, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em 2024. Cerca de 4,5 mil atletas, além de técnicos e estrutura de apoio, precisarão de hospedagem. Para 2026, a cidade é candidata a receber um evento mundial de corais com 20 mil participantes. Mesmo envolvendo toda a região, será um desafio e tanto.

Investimentos são mesmo bem-vindos.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Moisés veta do orçamento R$ 30 milhões para compra do Sesi, em Blumenau

Governo Jorginho discute com municípios soluções para fila de cirurgias

O futuro político de Egídio Beckhauser após a cassação em Blumenau

Perspectiva de mensalidade gratuita na Furb muda cenário para 2023