Os serviços de meteorologia do Alertablu podem ser ampliados para atender municípios vizinhos a Blumenau. Na quinta-feira (16), uma reunião entre Defesa Civil, funcionários da Associação dos Municípios do Vale Europeu e o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) abriu as negociações para regionalizar o órgão. A ideia é compartilhar estrutura, informações e, claro, custos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Hoje, Blumenau atua eventualmente, de maneira informal, compartilhando informações do Alertablu com cidades da região afetadas por desastres. O objetivo de Hildebrandt, que preside a Amve, é tornar o órgão da Defesa Civil uma referência regional, tanto em previsão do tempo e alertas quanto em geologia.
A nova ferramenta online de SC para monitorar chuvas, rios e barragens
Desde que o Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí-Açu (Ceops/Furb) deixou de funcionar, o Alertablu vem assumindo mais responsabilidades, inclusive os cálculos de projeção do nível do rio em caso de enchentes. Enquanto isso, a Defesa Civil do Estado assumiu para si a tarefa de instalar e manter os equipamentos para coletar dados, como pluviômetros, réguas e estações de telemetria.
Continua depois da publicidade
Além de Blumenau, a Amve é composta pelas cidades de: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
O que faz um vaso chinês gigante em um órgão público de Blumenau
Trecho da BR-470 que vira “sabão” em dias de chuva passa por obras
Blumenau e Brusque unem forças para terem estádios de futebol municipais
Um ano após tragédia com caminhão do Exército em Blumenau, o que a investigação descobriu