Blumenau avançou no debate sobre leis que precisam ser alteradas para quando a internet 5G chegar à cidade, em julho de 2023. Será enviado à Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (27) projeto do Executivo que estabelece regras para a operadora Unifique instalar as antenas de transmissão. O texto adequa a legislação local ao que preconiza a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A coluna teve acesso ao texto do projeto com exclusividade. Ele permite a instalação de equipamentos em praticamente qualquer ponto da cidade, mas priorizando a infraestrutura já disponível, como antenas, postes de iluminação pública, de videomonitoramento e mobiliário urbano.
As antenas do 5G são muito menores que as da geração anterior, medindo menos de 50 centímetros. São tipos de caixas que serão afixadas em estruturas a definir.
Pela proposta, a Unifique poderá instalar antenas em edifícios privados, mas também áreas públicas, desde que obtenha a devida autorização. Em caso de área de interesse cultural ou de preservação ambiental, a lei estabelece um prazo máximo de 60 dias para que os órgãos municipais avaliem a viabilidade do pedido. De modo geral, a prefeitura reduz restrições e manda a operadora seguir o que dispõe a lei federal sobre o tema.
Continua depois da publicidade
A internet 5G proporcionará taxas de transmissão de dados cerca de 100 vezes superiores à geração anterior e deve representar uma revolução nas telecomunicações. A Unifique, de Timbó, venceu o leilão, em parceria com a paranaense Copel, para oferecer o serviço no Sul do Brasil. Em setembro deste ano, a previsão é estrear na capital do Estado, Florianópolis.
Representantes da Unifique participaram de uma reunião, semana passada, com o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB). O parlamentar disse que encaminharia ao Executivo sugestões da companhia sobre como a legislação federal se aplica à realidade de Blumenau. A assessoria da Unifique foi procurada pela coluna, mas disse não ter um porta-voz disponível para tratar do assunto no momento.
Já existem dois projetos na Câmara de Vereadores sobre a chegada do 5G a Blumenau. Um, do vereador Emmanuel Tuca (Novo), revoga um dispositivo do Código de Uso do Solo para eliminar a necessidade de recuo nos terrenos onde há antenas. Outro, do vereador Adriano Pereira (PT), reproduz normas já adotadas em Florianópolis.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, o texto que o Executivo enviará à Câmara contempla as propostas dos legisladores, mas leva em conta dois meses de trabalho dos técnicos do município e reuniões com representantes da Anatel. Segundo ele, a legislação de Blumenau exige especificidades que o projeto aprovado na Capital não tem. Os processos burocráticos para liberação das antenas e as eventuais punições em caso de descumprimento da lei, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Quando o 5G chega
Por enquanto, a tecnologia 5G estreou apenas em Brasília. Até setembro, conforme cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é chegar às demais capitais, incluindo Florianópolis. A partir de janeiro, cidades com mais de 500 mil habitantes começarão a ser atendidas, o que inclui Joinville, em Santa Catarina.
O cronograma para cidades com mais de 200 mil habitantes marca o início da operação para fim de junho de 2023. De início, é obrigatório o atendimento de 25% dos municípios brasileiros desse tamanho. Pelo que disse a Unifique ao vereador, Blumenau estará entre eles.
Além dos pontos de instalação de antenas, quando o 5G chegar será preciso substituir equipamentos de TV parabólica, que usam a mesma faixa de 3,5GHz. Conforme a Anatel, as próprias empresas terão de oferecer kits à população para providenciar a mudança de frequência.
Como vai funcionar o 5G?
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Continua depois da publicidade
Leia também
A única vez que Blumenau chegou perto de ter dois candidatos ao governo
Como operam os políticos de SC que sobrevivem do terrorismo moral
Macacos de SC recebem vacina desenvolvida para humanos
Fotos mostram vandalismo e descuido na nova Curt Hering, em Blumenau