Blumenau notificou um caso suspeito de varíola dos macacos à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina no domingo (5). O paciente, um homem de 28 anos, foi atendido no Hospital Santa Catarina e liberado para recuperar-se em casa. Ele passa bem, de acordo com a Secretaria de Promoção da Saúde do município.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Segundo o secretário Marcelo Lanzarin, o homem havia viajado recentemente aos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. De acordo com a Dive, a partir do dia 30 de maio, ele teve sintomas como febre, inchaço no pescoço e lesões na pele. O paciente continua sendo monitorado pelas autoridades de saúde.

Amostras clínicas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, e ao Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, para diagnóstico.

É o segundo caso suspeito de varíola dos macacos sob investigação em Santa Catarina. O primeiro é o de uma mulher de 27 anos, moradora da região Oeste.

Continua depois da publicidade

Sintomas

A varíola dos macacos é uma variação da doença erradicada em 1980, mas menos transmissível e com sintomas mais leves. Ela geralmente dura de duas a quatro semanas, e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.

Os sintomas da doença geralmente incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, exaustão e linfonodos inchados. O último sintoma é normalmente o que ajuda os médicos a distinguir a varíola dos macacos da catapora ou da varíola, segundo a OMS.

Correção

Até 10h desta terça-feira, a coluna informou que Blumenau havia notificado o caso suspeito de varícola dos macacos à Dive na segunda-feira (6). Na verdade, a notificação ocorreu no domingo (5). O texto acima já está corrigido.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

O que é a varíola dos macacos

Leia também:

Socorro contra buracos da BR-470 na região de Blumenau está para chegar, diz DNIT

Continua depois da publicidade

Blumenau vai comprar trailer para castrar animais nos bairros

Hospital de Blumenau planeja ampliação de R$ 50 milhões e heliponto

Reforma da rodovia entre Blumenau e Pomerode prevê terceira faixa e ciclovia