Um investimento estimado em R$ 8 milhões vai proporcionar à prefeitura de Blumenau um mapa fotográfico da cidade atualizado. As últimas imagens detalhadas do território de 521 quilômetros quadrados visto de cima são de 2003. O levantamento cartográfico abastece ações de planejamento urbano, proteção do meio-ambiente e o cadastro imobiliário do município, entre várias outras aplicações.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Hoje o cadastro de imóveis do município tem cerca de 80 mil terrenos, com 150 mil edificações. O levantamento aerocartográfico tende a ampliar esses números, incluindo mudanças na paisagem. Construções, ampliações e também demolições hoje desconhecidas do poder público poderão ser detectadas, impactando a cobrança do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Segundo o município, futuras alterações dependerão também de avaliações in loco.

As imagens também permitirão análises em 3D sobre o impacto de edificações na incidência de sol, a elaboração de projetos de engenharia com mais agilidade e eficiência, a identificação de áreas com risco de deslizamentos e alagamentos, gestão de áreas de preservação ambiental, fiscalização de loteamentos irregulares, entre outras utilidades.

A empresa que apresentar a melhor proposta, observado o preço máximo de R$ 7,9 milhões, usará sensores aerotransportados para mapear as áreas urbanas e rural. É um trabalho minucioso, com equipamentos caros e complexidade técnica,que levará até 10 meses para ser executado. Por isso os valores altos envolvidos.

Continua depois da publicidade

Do levantamento sairão três produtos: ortofotos, tipo de imagens que produzem uma espécie de mapa fotográfico, corrigindo distorções inerentes às fotos aéreas; mapas digitais com dados de altimetria; e atualização da base cartográfica, com delimitação dos elementos mais visíveis, como rios e ribeirões, sistema viário, edificações, cemitérios, pontos de ônibus e aterros, entre outros.

O edital de licitação, que já está na praça, prevê a entrega da documentação e das propostas dos eventuais interessados no dia 25 de fevereiro. Os envelopes serão abertos no mesmo dia.

É uma ferramenta para orientar a Blumenau das próximas décadas. Que se faça bom uso dela.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Árvore nasce dentro de carro guardado no pátio da Seterb, em Blumenau

Veículos apreendidos em Blumenau mudam de endereço para dar lugar a atacadista

Posto da PRF deve sair de Blumenau ainda em 2022

Neonazista condenado na Alemanha publica vídeos sobre cidades de Santa Catarina