Blumenau terá uma Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos. Será a quinta unidade especializada da Polícia Civil no município. Ela vai centralizar as investigações sobre os dois crimes contra o patrimônio em toda a cidade. A resolução que cria a estrutura foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (16), mas o funcionamento dela ganhará contornos mais nítidos a partir de segunda (22), quando haverá uma reunião interna sobre o tema.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Hoje, os casos de furtos e roubos (assaltos) ficam com a 1ª e a 2ª delegacias. Os casos de roubos ainda sem autoria definida são de responsabilidade de um setor especializado da Divisão de Investigações Criminais (DIC). Esse setor será promovido a delegacia, com o delegado Rodrigo Raitez no comando, um escrivão e cerca de seis agentes. Não haverá reforço de efetivo para Blumenau. Todos os policiais serão cedidos por outras delegacias.
Segundo a delegada regional, Juliana de Souza Tridapalli, a especialização do trabalho policial vai permitir identificar a atuação de quadrilhas e criminosos que furtam e roubam em mais de uma região de Blumenau.
— Às vezes a mesma quadrilha está envolvida em crimes diferentes e duas delegacias investigam. Vamos otimizar os serviços — avalia.
Continua depois da publicidade
A nova especializada vai funcionar no prédio da DIC, no Garcia. Segundo Juliana, há espaço disponível depois que a Central de Polícia mudou-se para a Rua 2 de Setembro. Além da nova delegacia e da DIC, Blumenau tem as unidades especializadas em Trânsito e Crimes Ambientais, na Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, e a no Combate à Corrupção — esta última ligada à Deic, em Florianópolis.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Quarta pista da Martin Luther: como a obra impactará o trânsito de Blumenau
Hildebrandt lava as mãos e Câmara de Blumenau promulga vale-alimentação dos vereadores