Uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Blumenau vai debater a construção do complexo da Polícia Civil na cidade. Requerimento do vereador Almir Vieira (PP) foi aprovado nesta quinta-feira (4). O assunto ganhou repercussão em abril, depois que o comando da polícia em Santa Catarina comunicou à prefeitura a devolução do terreno reservado para a obra. Como reação, políticos locais tentam incluir no orçamento estadual verba para garantir o início da construção.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

O requerimento aprovado menciona que serão convidados o delegado-Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, o Secretário de Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira e a delegada regional, Juliana de Souza Tridapalli. Ainda não há data prevista para a reunião.

A área em questão fica às margens da Via Expressa, na Fortaleza, e perto da BR-470. Ali a Polícia Civil pretende instalar a a Central de Polícia, as divisões de investigação (DICs), a delegacia que atende à região Norte de Blumenau e ao menos uma das delegacias especializadas. O investimento permitiria que o Estado reduzisse gastos com aluguéis e daria melhores condições de trabalho aos policiais.

Em resposta a um pedido da polícia, o município aceitou doar o terreno de 12 mil metros quadrados ao governo estadual. Na lei, que foi aprovada pela Câmara, a doação ficou condicionada ao início das obras em até três anos. Ou seja, até dezembro de 2024.

Continua depois da publicidade

No dia 14 de abril, o delegado-geral mandou ofício à prefeitura informando não dispor de orçamento para a construção. Por isso, abriu mão do imóvel. A decisão gerou reações imediatas da Câmara, da prefeitura e dos deputados estaduais de Blumenau, que tiveram uma reunião com Ulisses Gabriel.

Desde então, os políticos locais negociam a inclusão de R$ 9 milhões no orçamento do Estado. O valor estava previsto em uma emenda vetada pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos). O objetivo é derrubar esse veto.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Segunda cassação de prefeito em oito anos faz do eleitor de Brusque um coadjuvante

Como vídeos de Luciano Hang provocaram a cassação do prefeito e do vice de Brusque

Prefeito e vice de Brusque são cassados e TSE torna Luciano Hang inelegível

Oktoberfest Blumenau anuncia ingressos mais caros junto com entrada grátis às terças