Nas primeiras horas da reação à barbárie do ataque a uma creche que matou três crianças, nesta quarta-feira (5), Blumenau e Santa Catarina escolheram a serenidade. Prefeitura, Estado e forças de segurança divulgaram medidas de atenção às pessoas envolvidas e de segurança preventiva. Em lugar da estridência de propostas oportunistas divulgadas às pressas por parlamentares em redes sociais, as autoridades preferiram a temperança. Não se resolve questão dessa magnitude com canetadas, afinal.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Enquanto as forças de segurança ocupam-se do agressor e das provas para levá-lo à Justiça, município e Estado suspenderam as aulas até segunda-feira (10), depois do feriadão de Páscoa. Enquanto isso, profissionais da Educação municipal receberão orientações de como agir a partir de agora — a Blumenau que amanhecerá nesta quinta-feira ainda estará sob o trauma da violência absurda e gratuita.
O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) pôs a rede municipal à disposição dos pais que têm crianças na Cantinho Bom Pastor. Aqueles que não se sentirem à vontade de continuar frequentando o mesmo ambiente terão auxílio para encontrar vaga em um Centro de Educação Infantil público.
Continua depois da publicidade
Polícia Civil e autoridades da Educação falaram em uma força-tarefa para averiguar a estrutura física das escolas. Desde a manhã desta quarta, guardas de trânsito e policiais militares prestaram auxílio nas saídas de escolas, não só de Blumenau, mas também de cidades vizinhas.
Durante a entrevista coletiva, em Blumenau, ninguém mencionou medidas açodadas e populistas, como transformar o ambiente escolar em uma fortaleza vigiada. Ficaram à parte as discussões sobre armamento da população e soluções punitivistas simplórias que tomaram as redes sociais. Houve, pelo contrário, sucessivos apelos à população para evitar o compartilhamento de informações falsas.
Não serve de consolo a uma Blumenau terrivelmente machucada. Mas ver o problema sendo tratado com a seriedade necessária é um alento.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Polícia em SC investigará boatos que geram pânico sobre novos ataques
Blumenau decretará luto oficial de 30 dias por vítimas de ataque a creche