Radares eletrônicos são a solução mais viável para aumentar a segurança dos pedestres na Rua São Paulo, em Blumenau, onde um homem de 52 anos morreu atropelado nesta quarta-feira (19). A avaliação é do secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, que descarta a implantação de faixa elevada nas imediações da Furb. Aquele ponto da São Paulo é considerado de conexão entre bairros, onde os redutores físicos não seriam adequados.
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A prefeitura de Blumenau já mapeou mais de 100 locais para instalar lombadas eletrônicas, chamadores de redutores, e também radares fixos, os controladores de velocidade. Esse segundo tipo está previsto para a Rua São Paulo. A via terá dois radares, mas em pontos ainda não definidos — um terceiro será instalado na Engenheiro Paul Werner, perto dali. A São Paulo também receberá uma lombada eletrônica, mas em outro trecho, nas imediações da Ponte do Tamarindo.
— As ruas que estão na listagem com controladores de velocidade são aquelas em que as faixas elevadas são inapropriadas para mobilidade e segurança — explica Boron.
Conforme o Conselho Nacional de Trânsito, faixas elevadas são indicadas para vias com até duas pistas. O trecho da Rua São Paulo em frente à Furb tem três. Um semáforo para pedestres chegou a ser discutido para aquele ponto, mas a avaliação é de que saturaria de vez o trânsito da via. Por ser um corredor entre bairros e com velocidade máxima de 50 km/h, a solução indicada seria o controle da velocidade dos veículos com radares fixos, instalados ao lado da via.
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Éder Boron não relaciona qualquer motivação específica ao acidente desta quarta. Mas trata alta velocidade e uso do celular como “um problema grave da cidade” — Blumenau está sem fiscalização eletrônica desde julho de 2020, quando o contrato das lombadas eletrônicas terminou e uma lei proibiu o uso de radares portáteis.
— Já passou da hora de dar um basta nessa falta de empatia no trânsito. Precisamos proteger as pessoas. Temos que promover a instalação desses equipamentos de redução e fiscalização para manter o controle de velocidade e a segurança viária — avaliou.
Depois de mapeados os pontos de fiscalização eletrônica, a Secretaria de Trânsito e Transportes prepara o edital de licitação para contratar uma empresa que vai elaborar os estudos técnicos exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) antes da contratação de radares. Somente depois de executado o plano, a prefeitura poderá lançar licitação para as lombadas eletrônicas e radares propriamente ditos.
Comentário
Até pode-se discutir, como se tem feito nas redes sociais desde cedo, o comportamento do motorista e do pedestre envolvidos no acidente trágico desta quarta. Mas é inegável que a infraestrutura disponível no local tem deficiências. Centenas de estudantes atravessam diariamente aquela faixa. E qualquer um que já a tenha experimentado sabe do perigo.
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Naquele ponto, os motoristas geralmente estão olhando no retrovisor para mudar de faixa, já pensando no caminho que seguirão após o semáforo adiante. Como são três pistas, mesmo quando o primeiro veículo para, é recorrente que o pedestre tenha de aguardar no meio da rua os demais pararem também.
Do outro lado da Furb, na Rua Antônio da Veiga, uma sequência de acidentes levou à construção da passarela, anos atrás. Que a morte do pedestre na Rua São Paulo ao menos sirva para que soluções sejam postas em prática com maior urgência.
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