Blumenau vai encampar a marca da cidade produzida em parceria com o Sebrae e uma empresa de Florianópolis. O trabalho de place branding recebeu críticas ferozes no fim de março. Profissionais do ramo ouvidos pela coluna consideraram o resultado da produção superficial e pouco conectado com a Blumenau de 2023. Nas redes sociais, foi difícil encontrar quem gostasse do logotipo — para a maioria das pessoas, ilegível.

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Os problemas apontados, no entanto, são tratados como reação natural tanto pela consultoria contratada pelo Sebrae quanto pelo novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdecir Mengarda. Em abril, houve uma reunião para discutir a marca (e as reações) com blumenauenses que participaram das reuniões prévias, em 2022.

Depois de ouvir as mesmas críticas de alguns dos participantes, consultoria e município avaliaram que elas tendem a dissipar-se com o passar do tempo. O mesmo processo teria sido observado em Joinville. Em setembro de 2021, a consultoria contratada pelo Sebrae apresentou a nova marca dos joinvilenses, também recebida com rejeição. Um ano e meio depois, empresas e entidades começaram a adotar o logotipo.

Nova marca de Blumenau desperta enxurrada de críticas

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Para Mengarda, o papel do município passa a ser estimular o uso da marca. O tempo, imagina, fará empresários, entidades, associações e a população em geral compreenderem o conceito.

— A rejeição inicial diz respeito ao primeiro impacto de uma única imagem (o logotipo). As pessoas não conseguiram avaliar as possibilidades de aplicação da marca — avalia.

O Blusoft, organização de fomento ao polo tecnológico, foi uma das primeiras a usar pontualmente o logotipo em apresentações. Mengarda diz que deve alinhar com o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) ações para tornar a marca mais presentena vida dos blumenauenses.

Por enquanto, ainda não existe um plano delineado do que será feito. Mas há uma certeza: a marca é a que foi entregue. Não será alterada e muito menos substituída.

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