Um treinamento com 18 meses de duração vai sacramentar a transferência da previsão de enchentes em Blumenau para o Alertablu. O serviço de meteorologia da Defesa Civil municipal contratou o professor aposentado da Furb e ex-integrante do Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops) Ademar Cordero para ensinar o modelo desenvolvido na universidade aos servidores do órgão. A transferência de conhecimento vai consolidar o Alertablu como sentinela das enchentes na região.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Doutor em Engenharia Hidráulica e pesquisador da Bacia do Itajaí-Açu desde 1985, Cordero detalhará como é feita a medição da vazão do rio, o histórico das enchentes no Vale do Itajaí, como se simula uma enchente, a influência das barragens e os modelos para projetar a elevação do nível do rio.
Seis servidores do Alertablu terão um total de 432 horas/aula a partir de agosto. Está programada uma visita às três barragens do Alto Vale, em José Boiteux, Taió e Ituporanga. Se houver algum evento climático que mereça atenção durante o período do curso, Cordero dará acompanhamento aos técnicos do município.
O treinamento vai pôr um fim a cerca de dois anos de tratativas entre prefeitura de Blumenau e Furb. O Conselho Universitário chegou a aprovar a minuta de um convênio para transferir as estruturas das estações de telemetria geridas pelo Ceops ao município. Porém, segundo o procurador do município, Júlio Augusto de Souza Filho, as partes concordaram que o mais importante era garantir a transferência de conhecimento.
Continua depois da publicidade
Como vai funcionar
Agora, prefeitura e Estado passam a centralizar o sistema de alerta de enchentes. Enquanto a Defesa Civil de Santa Catarina monta uma rede de telemetria, com 37 novas estações prometidas até outubro, além de ser responsável pelas barragens, o órgão municipal processa os dados e emite alertas locais. Existe a intenção de compartilhar o serviço do Alertablu com as outras 13 cidades da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve).
O sistema de alerta de cheias do Vale do Itajaí, criado na Furb, é pioneiro no Brasil, mas sempre faltou dinheiro para manter os equipamentos funcionando. Agora ele está nas mãos de quem tem orçamento para administrá-lo.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
O fim do momento bíblico na Câmara de Vereadores de Blumenau
Blumenau anuncia obra nova bem ao lado de outra que está empacada
Projeto quer mudar categoria de proteção do Parque Nacional da Serra do Itajaí
Tradicional hotel de Blumenau tem o prédio penhorado por dívidas com a prefeitura