Policiais militares de Blumenau assumiram neste mês de março a segurança interna dos terminais de ônibus. Um convênio com o município prevê policiamento ostensivo, rondas periódicas e atendimento de ocorrências nas áreas de embarque e desembarque de passageiros do transporte urbano. Brigas, uso de drogas e furtos estão entre as ocorrências já registradas.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A prefeitura pagará R$ 30 mil mensais pelo serviço de segurança dos terminais. Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes, haverá atenção especial em horários de maior movimento. Policiais também vão treinar os funcionários da Blumob sobre como acionar o serviço de segurança e monitorarão os terminais por câmeras.

A segurança dos terminais era responsabilidade da Blumob até maio de 2021. O município dispensou a concessionária dos ônibus de prestar o serviço no esforço de diminuir custos em meio à pandemia de Covid-19. À época, a informação era de que a empresa gastaria cerca de R$ 180 mil mensais com a vigilância interna nas áreas de circulação de passageiros. Com a PM, será investido um sexto desse valor.

— A gente entende que dessa forma teremos uma organização e uma segurança até melhor do que na formatação que tínhamos antes — avalia o secretário.

Continua depois da publicidade

O transporte coletivo de Blumenau tem sete terminais: Garcia, Fonte, Proeb, Fortaleza, Velha, Aterro e Itoupavas. Um oitavo está em construção, o do Água Verde.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Acessos do viaduto de Navegantes à BR-101 devem ser pagos por pedágio

O que falta para o viaduto de Navegantes sobre a BR-101 ser duplicado

Invasão da Câmara de Blumenau revelou mais do que falhas na segurança

Reajuste de 25% nos táxis de Blumenau é sintoma de nova fase na disputa com aplicativos