A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau tem 2 mil doses da vacina Coronavac em estoque. Nesta quinta-feira (20), o imunizante do laboratório chinês Sinovac recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em crianças e adolescentes dos seis aos 17 anos de idade. Apesar disso, a prefeitura de Blumenau aguarda orientações de Brasília e Florianópolis sobre o uso para este público das vacinas disponíveis.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
No caso da Coronavac, a vacina autorizada é a mesma dos adultos, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação. Conforme análise da Anvisa, a vacina é eficaz e segura para a população pediátrica. Até agora, a rede de saúde nacional oferece apenas a vacina da Pfizer desenvolvida para crianças a partir dos cinco anos.
> Butatan diz ter 15 milhões de doses da Coronavac paradas.
Blumenau tem adotado a Coronavac para novos adultos vacinados, em primeira e segunda doses. Embora em número reduzido, ainda há pessoas nesta fase da campanha contra a Covid-19. A partir da decisão da Anvisa, o estoque também pode ser usado para imunizar crianças e adolescentes, mas município e Estado esperam sinal de Brasília para dar o próximo passo.
Continua depois da publicidade
Procurada pela coluna, a Saúde municipal informou que aguarda posição do Ministério da Saúde sobre a inserção da Coronavac no Plano Nacional de Imunização. Quando isso ocorrer, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deverá emitir uma nota técnica aos municípios com orientações detalhadas.
Também na quinta, a SES manifestou-se a favor da aplicação da Coronavac entre crianças e adolescentes a partir dos seis anos de idade, mas que também aguarda a confirmação do Ministério da Saúde de que a vacina também integrará o esforço nacional de imunização das crianças e adolescentes.
Leia também
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Prédio da Celesc no Centro de Blumenau será vendido
Veja as 35 ruas de Blumenau mapeadas para ter radares eletrônicos
Blumenau descarta faixa elevada e prevê radares no local onde homem morreu atropelado
Laboratórios de Blumenau enfrentam falta de testes de Covid-19