A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau tem 2 mil doses da vacina Coronavac em estoque. Nesta quinta-feira (20), o imunizante do laboratório chinês Sinovac recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em crianças e adolescentes dos seis aos 17 anos de idade. Apesar disso, a prefeitura de Blumenau aguarda orientações de Brasília e Florianópolis sobre o uso para este público das vacinas disponíveis.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

No caso da Coronavac, a vacina autorizada é a mesma dos adultos, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda aplicação. Conforme análise da Anvisa, a vacina é eficaz e segura para a população pediátrica. Até agora, a rede de saúde nacional oferece apenas a vacina da Pfizer desenvolvida para crianças a partir dos cinco anos.

> Butatan diz ter 15 milhões de doses da Coronavac paradas.

Blumenau tem adotado a Coronavac para novos adultos vacinados, em primeira e segunda doses. Embora em número reduzido, ainda há pessoas nesta fase da campanha contra a Covid-19. A partir da decisão da Anvisa, o estoque também pode ser usado para imunizar crianças e adolescentes, mas município e Estado esperam sinal de Brasília para dar o próximo passo.

Continua depois da publicidade

Procurada pela coluna, a Saúde municipal informou que aguarda posição do Ministério da Saúde sobre a inserção da Coronavac no Plano Nacional de Imunização. Quando isso ocorrer, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deverá emitir uma nota técnica aos municípios com orientações detalhadas.

Também na quinta, a SES manifestou-se a favor da aplicação da Coronavac entre crianças e adolescentes a partir dos seis anos de idade, mas que também aguarda a confirmação do Ministério da Saúde de que a vacina também integrará o esforço nacional de imunização das crianças e adolescentes.

Leia também

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Prédio da Celesc no Centro de Blumenau será vendido​

Veja as 35 ruas de Blumenau mapeadas para ter radares eletrônicos

Blumenau descarta faixa elevada e prevê radares no local onde homem morreu atropelado

Laboratórios de Blumenau enfrentam falta de testes de Covid-19