A barragem de Ituporanga, no Vale do Itajaí, funcionou durante as chuvas dos últimos dias mesmo sem o conserto de um vazamento identificado há mais de um ano. As cinco comportas puderam ser fechadas e a avaliação da Defesa Civil é de que não há risco à segurança das operações. Ainda não há edital de licitação para a obra.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Em julho de 2021, a empresa responsável pelo monitoramento da barragem identificou o problema no duto de uma das comportas. Foi executado um reparo pontual, mas em fevereiro deste ano o vazamento reapareceu, agora em duas comportas. À época, a Defesa Civil informou que, por segurança, não seria mais possível fechá-las.
Em agosto deste ano, foi feita uma inspeção interna na barragem de Ituporanga, inclusive em locais até então inacessíveis. Concluiu-se que a operação era, sim, possível. O conserto agora depende de licitação, que está sendo elaborada, e também de tempo firme. Somente com o reservatório vazio será possível executar o serviço.
De acordo com César Nunes, diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil do Estado, a concorrência será lançada ainda neste ano.
Continua depois da publicidade
— Com o volume de água que nós tivemos agora, se as barragens não tivessem sido fechadas, certamente seria muito pior à jusante. As operações precisam ser aprimoradas, claro, mas elas funcionaram perfeitamente — avaliou.
Também em agosto foram instaladas grades novas na entrada dos dutos das comportas em Ituporanga, o que evita a entrada de troncos de árvores e outros detritos que podem causar danos à estrutura. O trabalho de dragagem do reservatório segue em andamento e deve ser concluído até janeiro.
Correção
Até 16h45min, esta coluna informou que uma das cinco comportas da barragem de Ituporanga não havia sido fechada durante as chuvas dos últimos dias. Na verdade, apesar dos problemas identificados, todas puderam ser operadas. A versão acima já está corrigida.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Blumenau decreta horário especial em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo
Continua depois da publicidade
Pombos em Blumenau começam a se tornar problema de saúde pública
BR-470 é exemplo surreal de como o orçamento secreto prejudica o Brasil
Obra em Blumenau que se arrasta há 10 anos seleciona nova empreiteira