O asfalto da BR-470 está liso demais no trecho próximo à Altenburg, em Blumenau, afirmam usuários frequentes da rodovia. Depois da recuperação do pavimento feita no início do ano, a pista parece coberta por sabão. Derrapagens e saídas de pista tornaram-se comuns em dias de chuva. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que fará uma inspeção no local.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Conforme os relatos, o  problema está concentrado no Km 59 em um trecho de aproximadamente 500 metros. O asfalto aplicado nas obras recentes teria ficado fora dos padrões, não gerando aderência aos pneus, inclusive de veículos pesados. Câmeras de segurança de um imóvel vizinho registraram quatro derrapagens de caminhões no mesmo local entre 17 de janeiro e 16 de fevereiro. As imagens foram publicadas pelo canal de YouTube do engenheiro Lourival Lorenz.

Na semana passada, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou um requerimento do vereador Diego Nasato (Novo) cobrando explicações ao DNIT. Em resposta à coluna, o DNIT informou que está ciente das reclamações e que vai fazer “inspeções no local e adequar o pavimento às normas vigentes, se este for o caso”.

Pelo clima chuvoso dos últimos dias, é importante que o ajuste venha logo. Antes que aconteça um acidente mais grave.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Número de calouros da Furb em 2023 exige adequação de espaço

A única maneira de resgatar o Carnaval de rua em Blumenau

Blumenau é vigilante com gastos dos vereadores, mas alivia para os da prefeitura

As obras da região de Blumenau ameaçadas por verbas represadas pelo Estado