A liberação de um trecho contínuo de duplicação e a passagem das primeiras vigas do viaduto sobre a BR-101, em Navegantes, estão entre as novas projeções do governo federal para os próximos meses na BR-470. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNTI), Alysson Andrade, falou sobre a situação do canteiro de obras nesta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa. Não apresentou um novo cronograma, como nos primeiros 100 dias de governo, mas indicou onde as coisas devem evoluir até o fim do ano.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Andrade disse que, até agosto, três pontos onde há desvios no Lote 1 serão finalmente liberados para o trânsito em pistas duplas. São locais onde o solo ainda não estabilizou, nos Kms 15, 16 e 18. Quando estiverem liberados, será possível trafegar em pista dupla desde a BR-101 até o fim do Lote 1, no Km 18.
Para o fim deste mês está programada a passagem das primeiras vigas do viaduto sobre a BR-101. É a operação mais delicada de toda a duplicação, porque vai exigir interrupções na rodovia controlada pela Arteris. Segundo o superintendente do DNIT, a passagem superior duplicada estará liberada até o fim de 2023.
Continua depois da publicidade
Apesar do otimismo, os lotes 1 e 2 não ficarão 100% prontos neste ano. Há três viadutos já programados para entrega somente em 2024: o acesso principal a Gaspar, no Km 35, e o acesso a Gaspar e Blumenau pela Rua Silvano Cândido da Silva, no Km 39. Andrade os projetou para o primeiro semestre de 2024. O viaduto mais problemático, no Km 4, em Navegantes, só deve ser entregue no segundo semestre do próximo ano.
Lotes 3 e 4
Nos lotes 3 e 4, a novidade mais imediata são dois mutirões de desapropriação de imóveis programados para junho e agosto. Alysson Andrade disse que a meta no Lote 3 é entregar neste ano “pelo menos” o trecho entre os Kms 45 e 47, no limite entre Gaspar e Blumenau — viaduto da Fortaleza. Ele também previu avanços no viaduto do Km 47, perto da empresa Segala’s, e no acesso ao Complexo do Badenfurt. Mas não arriscou data de entrega.
Na reunião, a Assembleia lançou a Frente Parlamentar pela Recuperação, Manutenção e Duplicação da BR-470, grupo formado para monitorar o andamento das obras.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Justiça dá prazo para Oktoberfest Blumenau contestar cobrança de ex-rainha
Antigo órgão volta a ressoar em igreja histórica de Blumenau
Por que Blumenau foi escolhida para encerrar caravana por faculdade gratuita em SC
Blumenau vai acabar com parcelamento de taxa para veículos apreendidos