Nenhuma entre as maiores cidades de Santa Catarina atingiu a meta de vacinação da campanha contra a poliomielite em 2022. Segundo os números da Secretaria de Estado da Saúde, dos 41 municípios com ao menos 2 mil crianças em idade para serem vacinadas, São Francisco do Sul é a mais atrasada, com 24% de cobertura. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
No fim da fila também estão Caçador (32,18%), Palhoça (32,81%), Itajaí (35,9%), Biguaçu (36,59%) e Joinville (37,06%). A capital, Florianópolis, vacinou 48,38% do público-alvo, enquanto Blumenau atingiu 40,41%. No topo das cidades com melhores índices está Tijucas, com 87%, ainda abaixo da meta.
Essas 41 cidades reúnem 264 mil crianças entre um e quatro anos de idade, população que corresponde a 67,5% da estimativa total em Santa Catarina. Quando incluídos todos os municípios no ranking, a cidade com o melhor índice é Lajeado Grande, que estimava apenas 57 crianças e vacinou 106 — o que resulta numa cobertura de 186%.
No total, 108 cidades atingiram a meta de cobertura. Destas, só Três Barras, no Planalto Norte, tinha mais de mil crianças em idade vacinável.
Continua depois da publicidade
Apesar dos números ruins, Santa Catarina ainda é o terceiro estado com melhores índices de vacinação contra a poliomielite, com cobertura de 57%. Os líderes são Alagoas (63%) e Paraíba (61%).
A campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 30 de setembro.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Poliomielite: como é a vida de quem sobreviveu à doença
Leia também
Prefeito de Blumenau viaja à Europa pela segunda vez em um mês
Quem une os planos de Luciano Hang e Mário Hildebrandt nas Eleições 2022
Viaduto sobre a BR-101 em Navegantes recebe as primeiras vigas