Ficaram ainda menores as chances de Blumenau emplacar o governador ou o vice nas Eleições 2022, segundo a última pesquisa Ipec. Os dois blumenauenses que encabeçam chapas não estão entre os líderes e um terceiro, candidato a vice, compõe candidatura que parece estar perdendo fôlego. Apesar disso, a cidade tem políticos remando em todas as canoas com chances de chegar ao segundo turno.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Odair Tramontin (Novo) ainda não conseguiu fazer a força da militância do Novo aparecer nas pesquisas. Décio Lima (PT) só chegará ao segundo turno se as quatro chapas à frente dividirem em partes quase iguais os votos à direita. Mesmo assim, a rejeição ao 13 no Estado inviabiliza pretensões de vitória. Dalírio Beber (PSDB) viu a candidatura de Esperidião Amin (PP) estacionar e dar mostras de que pode até derreter na última semana.

Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022

Sendo assim, cabe analisar quem são os políticos de Blumenau bem posicionados em eventuais governos dos outros três candidatos à frente na pesquisa. Gean Loureiro (União) tem João Paulo Kleinübing (União) na equipe de campanha. É natural imaginar o ex-prefeito em algum posto do Executivo estadual na hipótese de vitória. Napoleão Bernardes (PSD), outro que dirigiu a prefeitura, chegaria à Assembleia, caso eleito, tendo mais acesso ao poder como deputado eleito pela governista.

Continua depois da publicidade

Mesma situação de Ivan Naatz (PL), que trava uma batalha difícil para manter-se no Legislativo. Seja qual for o resultado, vitória de Jorginho Mello (PL) o deixaria bem posicionado para os próximos quatro anos como interlocutor local no governo.

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Por fim, um segundo mandato de Carlos Moisés (Republicanos) seria bastante diferente na relação com Mário Hildebrandt (Podemos), antes quase desafeto, agora apoiador entusiasmado. Um sucesso do governador transformaria o prefeito em grande vencedor da campanha entre os blumenauenses, reforçando-o como liderança regional.

Ou seja, em qualquer cenário do segundo turno, Blumenau terá um pé em cada canoa. Com pesos distintos, mas terá.

Veja os números da pesquisa Ipec em SC

Os movimentos dos principais atores políticos locais daqui até o fim do provável segundo turno dirão muito sobre os planos atuais e futuros de cada um. Abertas as urnas da eleição geral, começará imediatamente a próxima, municipal. Quem estiver nas canoas vitoriosas ao fim da disputa terá melhores condições para voltar à água em 2024.

Continua depois da publicidade

Vídeo explica tudo sobre as Eleições 2022

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Oktoberfest de Munique planeja impor credenciamento para uso da marca

Pomerode vacina 100% das crianças contra a poliomielite

Bairro de Blumenau visado por construtoras atrai atenção de rede de supermercados

Ponte na BR-470 com risco de colapso estrutural tem nova promessa de reforma