A Rua 7 de Setembro, no Centro de Blumenau, começou 2021 sem quatro das frondosas árvores que faziam sombra aos pedestres. Elas foram cortadas nos últimos dias do ano passado, com autorização da prefeitura, pelo centro comercial Galeria Estação, que está em reforma — o prédio da antiga rodoviária. A empresa vai reurbanizar a calçada e plantar ipês-amarelos nos canteiros.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau por WhatsApp. Clique e entre no grupo do Santa.
As árvores removidas eram da espécie ligustro. São plantas de sombra muito usadas na arborização urbana em grandes cidades, mas exóticas no Vale do Itajaí.
Segundo o empresário Gabriel Araújo Teixeira Paulo, a decisão de cortar as árvores foi tomada após um acidente, em julho de 2019. Um caminhão destruiu a quinta árvore que existia ali, arrancando os fios de energia e telefonia logo acima. Ele alega que as plantas eram antigas e já estavam mortas. Poderiam oferecer risco.
A intenção, segundo Araújo, era substituir as árvores por outras que proporcionassem alívio ao calor, mas um biólogo da prefeitura orientou o plantio de espécies menores, que não interfiram na rede elétrica. Além das árvores, as calçadas em frente ao prédio serão trocadas e receberão bancos. Na Rua Padre Jacobs, o projeto prevê ampliação do passeio, eliminação de vagas de estacionamento e plantio de ipês-brancos, que são maiores — ali não há fios de energia.
Continua depois da publicidade
— Um dos problemas de um empreendimento em espaço aberto é a questão do calor. A gente quer colocar muitas árvores e bancos para tornar o ambiente mais aconchegante — garante.
As obras atrasaram por causa da pandemia, mas a ideia é concluir a parte da calçada até o meio do ano. O plantio das árvores pode ocorrer antes desse prazo.

> Prédio da antiga rodoviária de Blumenau vai virar centro comercial.
Plano de Arborização
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, todas as árvores da região central de Blumenau tiveram uma análise fitossanitária em 2019. Algumas, identificadas como muito debilitadas, foram removidas e novas foram plantadas.
Continua depois da publicidade
O plano municipal de arborização urbana, executado em parceria com a Furb, está suspenso por causa da pandemia. Segundo o município, metade do trabalho está concluído. Ele deve ser retomado ao longo deste ano, mesmo que os alunos de Engenharia Florestal da universidade não possam mais fazer o trabalho, por limitações do coronavírus. Neste caso, a secretaria deve recorrer a outro prestador de serviço.
Numa cidade em que temperaturas acima de 30 graus ocorrem até durante o inverno, arborização é questão de saúde pública. Precisamos de mais árvores, e não menos.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.