Depois do apagão no monitoramento do Rio Itajaí-Açu durante as chuvas de janeiro, Blumenau recuperou os sistemas digital e analógico de medição das cheias. Começou a funcionar a nova estação telemétrica do nível do rio, no Centro. O sensor via radar, instalado na ponte Adolfo Konder, envia informações em tempo real ao website do Alertablu. A cidade também recuperou as réguas físicas, que na enchente de 2011 haviam sido arrastadas pela correnteza.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Em ambos os investimentos doações de empresas foram decisivas. A estação digital, que terá inauguração oficial na sexta-feira (20), veio da empresa MKS Sistemas. As réguas metálicas instaladas perto da prefeitura haviam sido doadas em 2018 pela Electro Aço Altona. Com os equipamentos, Blumenau passa a ter três opções de medição do rio. A última é a estação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) — que em alguns momentos falhou em janeiro.

Ceops e Alertablu

Enquanto isso, segue em discussão a transferência de atribuições do Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí-Açu (Ceops/Furb) ao Alertablu. Depois de uma crise que envolveu a Defesa Civil do Estado no início do ano, prefeitura e Furb resgataram o projeto de passar ao órgão do município a responsabilidade pelo monitoramento do rio. Os professores do Ceops continuariam atuando no assessoramento e na produção de conhecimento científico.

O formato da parceria está sob análise do Instituto Furb, braço da universidade para compor parcerias com empresas e entes públicos. Por enquanto, não há prazo para a consolidação do plano.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Duplicação da BR-470: SC precisou pagar até para doar dinheiro a Brasília

Moisés oferece mais R$ 100 milhões à BR-470 para solucionar impasse com DNIT

Depois dos radares, Câmara de Blumenau avalia fim das multas emitidas com câmeras

Depois dos radares, Câmara de Blumenau avalia fim das multas emitidas com câmeras